Gestão do turismo nas perspectivas da governança, da regionalização e do desenvolvimento

Este e-book é resultado dos temas de pesquisa dos autores, na área de gestão e desenvolvimento regional do turismo, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTur), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). A obra contribui para: analisar cenários turístico-geográficos, a fim de diagnosticar problemas e identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do turismo regional; identificar dimensões, elementos e indicadores do setor; e contribuir para a produção de conhecimento sobre os diversos segmentos e as gestões pública e privada do turismo regional. Agregam-se as ênfases das fundamentações teóricas de governança e o enfoque de redes de cooperação, com destaque para estratégias de planejamento participativo. Tratando de uma área abrangente, de múltiplas possibilidades de estudo, um dos diferenciais desta publicação é o conjunto de reflexões e de contribuições sobre temas distintos, que convergem para a valorização do turismo como vetor para o desenvolvimento socioeconômico.

Mobilidades turísticas: debates e estudos contemporâneos

Esta coletânea de textos se propõe a iluminar dimensões das (i)mobilidades – de pessoas, objetos, imagens, imaginários, mensagens – em uma interface com temas e questões do universo do turismo. Para tanto, parte do reconhecimento e da aplicação de enfoques teórico-metodológicos derivados no chamado "giro" ou "virada das mobilidades". Com este livro, um exercício datado, mas situado em um ambiente de pesquisa conscientemente estabelecido, espera-se que a aproximação teórica e prática entre mobilidade e turismo siga repercutindo em outros grupos de pesquisa, estudos e produções acadêmicas e não-acadêmicas. Com as contribuições da obra, organizadores e autores gostariam de inspirar e estimular novas contribuições, a partir do olhar que alcançam para o momento, sempre na expectativa de ampliar interlocuções, diversificar parcerias e, mais importante, manter o compromisso com a construção de conhecimento relevante nas esferas científica, política e social.

Lazer e turismo: perspectivas no âmbito da pós-graduação no Brasil

Lazer e Turismo: Perspectivas no Âmbito da Pós-Graduação no Brasil surge com o objetivo de apresentar temas atuais e relevantes da investigação e das práticas de lazer e turismo. A publicação também é um espaço de apresentação das áreas interdisciplinares às quais se dedicam docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH-USP. Todos os capítulos do livro foram escritos por docentes do PPGTUR, alguns incluindo coautorias de discentes ou egressos. São 16 capítulos que tratam do lazer e turismo e suas associações com temas variados, incluindo hospitalidade, alimentação, esportes, economia, mobilidades, áreas protegidas, negócios, gestão pública, metodologia e educação.

Cidades litorâneas paulistas, cidades hospitaleiras? Identificando conceitos de hospitalidade nos Planos Diretores das cidades turísticas do Estado de São Paulo

A obra explora o tema da hospitalidade que permeia de diversas formas o turismo de qualidade e serve de base às atividades de gestão pública das cidades e espaços turísticos. Os autores desenvolveram a obra em torno do objetivo central de identificar e analisar como e onde os conceitos da hospitalidade urbana podem ser incorporados em Planos Diretores de cidades turísticas. Buscou-se discutir a hospitalidade da cidade e na cidade. Além de abordar questões de ordem política e prática, a obra também apresenta procedimentos metodológicas e diretrizes didáticas.

Teoria do Turismo: Interfaces, Educação e Práticas

As reflexões sobre a complexidade do fenômeno turístico são o resultado de múltiplos olhares voltados às interfaces teóricas e práticas que o compõem. Esta publicação reúne pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e conta com a participação de convidados internacionais, pesquisadores reconhecidos da Argentina, Costa Rica e México. A produção resultante desse trabalho foi sistematizada e organizada em quatro blocos, por macrotemáticas que se complementam. Parte I – Teoria; Parte II – Interfaces e Aplicações; Parte III – Educação; Parte IV – Convidados.

Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo

Esta obra reúne contribuições sobre temas relacionados à gestão regional e às políticas públicas de turismo, de forma a indicar possibilidades de reflexões e de realizações de futuros estudos. Os textos são resultados de uma das atividades realizadas pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Os docentes da disciplina Gestão Regional do Turismo lançaram o desafio para que os alunos produzissem reflexões sobre as temáticas de suas pesquisas a partir da análise de projetos, planos e programas públicos de turismo, com destaque para o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e outros documentos disponibilizados pelo setor público nos websites dos órgãos oficiais da área.

Coleção Desenvolvimento do Turismo

O turismo é uma atividade que afeta praticamente todas as pessoas em todos os cantos do planeta. Por sua natureza humana e complexa, ele pode ser interpretado sob diversas perspectivas, tais como um fato econômico, uma atividade de lazer, um conjunto de negócios, um fenômeno sociológico, cultural, espacial ou histórico, entre outras. O turismo também pode ser estudado sob a lente de quase todas as ciências e correntes epistemológicas existentes. Essa diversidade de perspectivas possíveis no estudo do turismo deve ser reconhecida e valorizada.

Com esse caráter multidisciplinar e eclético, a coleção “Desenvolvimento do Turismo” traz pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGTUR-EACH-USP).

“Desenvolvimento do Turismo” é o nome da primeira disciplina de curso superior no Brasil que tinha em seu título a palavra turismo, criada em 1970 na USP, no Departamento de Relações Públicas e Propaganda (CRP).

“Desenvolvimento do Turismo”, em todos os seus matizes, nos campos social, humanístico, cultural, ambiental, político, econômico e científico, é também o nome da área de concentração do PPGTUR-EACH-USP.

Assim, em sua essência, essa coleção tem o propósito de contribuir para o turismo, especialmente no Brasil, de forma ampla, diversa, consistente, crítica e construtiva.