Teoria do Turismo: Interfaces, Educação e Práticas

As reflexões sobre a complexidade do fenômeno turístico são o resultado de múltiplos olhares voltados às interfaces teóricas e práticas que o compõem. Esta publicação reúne pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e conta com a participação de convidados internacionais, pesquisadores reconhecidos da Argentina, Costa Rica e México. A produção resultante desse trabalho foi sistematizada e organizada em quatro blocos, por macrotemáticas que se complementam. Parte I – Teoria; Parte II – Interfaces e Aplicações; Parte III – Educação; Parte IV – Convidados.
Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo

Esta obra reúne contribuições sobre temas relacionados à gestão regional e às políticas públicas de turismo, de forma a indicar possibilidades de reflexões e de realizações de futuros estudos. Os textos são resultados de uma das atividades realizadas pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Os docentes da disciplina Gestão Regional do Turismo lançaram o desafio para que os alunos produzissem reflexões sobre as temáticas de suas pesquisas a partir da análise de projetos, planos e programas públicos de turismo, com destaque para o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e outros documentos disponibilizados pelo setor público nos websites dos órgãos oficiais da área.
Coleção Desenvolvimento do Turismo
O turismo é uma atividade que afeta praticamente todas as pessoas em todos os cantos do planeta. Por sua natureza humana e complexa, ele pode ser interpretado sob diversas perspectivas, tais como um fato econômico, uma atividade de lazer, um conjunto de negócios, um fenômeno sociológico, cultural, espacial ou histórico, entre outras. O turismo também pode ser estudado sob a lente de quase todas as ciências e correntes epistemológicas existentes. Essa diversidade de perspectivas possíveis no estudo do turismo deve ser reconhecida e valorizada.
Com esse caráter multidisciplinar e eclético, a coleção “Desenvolvimento do Turismo” traz pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGTUR-EACH-USP).
“Desenvolvimento do Turismo” é o nome da primeira disciplina de curso superior no Brasil que tinha em seu título a palavra turismo, criada em 1970 na USP, no Departamento de Relações Públicas e Propaganda (CRP).
“Desenvolvimento do Turismo”, em todos os seus matizes, nos campos social, humanístico, cultural, ambiental, político, econômico e científico, é também o nome da área de concentração do PPGTUR-EACH-USP.
Assim, em sua essência, essa coleção tem o propósito de contribuir para o turismo, especialmente no Brasil, de forma ampla, diversa, consistente, crítica e construtiva.