Proposta do Programa

Níveis

Mestrado: 2 anos
Doutorado: 4 anos

Objetivo

Proporcionar, ao acadêmico, futuro pesquisador, espaço e conhecimento para reflexão e análise sistêmica da realidade turística, em suas múltiplas relações na sociedade brasileira, com base nos paradigmas da socialização das responsabilidades, bem como das oportunidades de intervenção para o desenvolvimento do turismo.

Perfil do egresso

O egresso terá habilidades de pesquisador no campo do turismo e estará apto à carreira docente em nível universitário. Ele deverá demonstrar amplo conhecimento da área de turismo, com especial e reconhecido domínio sobre o tema de sua tese, além de profundo conhecimento dos métodos de pesquisa e técnicas de coleta e análise de dados. Além disso, o egresso deverá apresentar uma postura crítica e proativa perante o conhecimento e aos problemas da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos e para a melhoria coletiva de vida. É necessário que com essas qualidades, os egressos estejam aptos e plenamente capacitados para atuarem na área acadêmica do turismo, sobretudo na pesquisa, incluindo atividades pedagógicas, de extensão e técnica-científicas. Alternativamente, os egressos poderão atuar na gestão pública ou privada do turismo, oferecendo especial contribuição nas atividades que exigem maior conhecimento, principalmente naquelas relacionadas à pesquisa e à formação de recursos humanos.



Área de concentração

Desenvolvimento do Turismo

A área de concentração Desenvolvimento do Turismo representa uma lacuna na Pós-Graduação em Turismo no Brasil uma vez que ainda há no país deficiências no desenvolvimento do turismo. A pesquisa científica de elevada qualidade, a extensão universitária com engajamento da universidade na comunidade e a formação de recursos humanos qualificados para e no ensino superior brasileiro na área do turismo são norteadores da presente proposta. O conceito de desenvolvimento do turismo é inerente ao conceito de desenvolvimento nos campos social, humanístico, cultural, ambiental, político, econômico e científico. A multiplicação e a expansão das atividades turísticas sustentáveis devem constituir ciclos virtuosos de desenvolvimento, em razão da melhoria da qualidade de vida, do bem estar e da inclusão social, proporcionados pelas oportunidades de atuação profissional e empresarial no setor. Para a atuação inovadora e empreendedora dos atores do desenvolvimento turístico, é fundamental a contribuição da academia na criação de condições ambientais favoráveis, com base na produção de conhecimentos que proporcionem visões e competências de transformação da realidade. No campo sociocultural, a complexidade estrutural e a diversidade organizacional do turismo contemplam o planejamento e a gestão de modo adequado a suas atividades, priorizando retornos e benefícios, tanto de natureza material quanto de natureza emocional, no sentido do fortalecimento da autoestima e do sentimento de pertencimento. A dimensão cultural do turismo, em razão de suas identidades e valores definidos com base no conceito de cultura como expressão de tradições, estilos, saberes, fazeres e costumes, constitui a perspectiva emocional e humanizadora da inclusão social e, portanto, da plenitude do desenvolvimento sociocultural. No campo institucional, é fundamental a participação cívica dos atores e das comunidades na definição de políticas públicas, diretrizes de planejamento e na gestão participativa do processo de desenvolvimento turístico. Se por um lado depende da consolidação institucional para o seu desenvolvimento, por outro lado, o turismo contribui para a democratização dos modelos de desenvolvimento socioeconômico. Na economia, o turismo caracteriza-se por organizações de produção e de mercado, predominantemente do setor de serviços. As organizações das diversas atividades e segmentos turísticos geram empregos e renda, indicadores inexoráveis do desenvolvimento econômico. A capacitação, a qualificação e a atualização profissional em turismo pela academia são fundamentais para a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento local e regional, com base na premissa de que o desenvolvimento não se expressa só pelo crescimento econômico. Para a conquista do desenvolvimento socioeconômico, é essencial a democratização dos poderes, a desconcentração de privilégios e a distribuição dos benefícios do crescimento econômico. As competências dos atores - poder público, setor privado, terceiro setor, sociedade civil - são fatores essenciais do planejamento e da gestão do turismo como alternativa para a melhor distribuição de renda e vetor de inclusão social, econômica e cultural. Nesse contexto, a atuação da instituição de ensino e pesquisa vai além da formação de profissionais com mentalidades de organização, pois contempla as empresas e entidades associativas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento do turismo, cujo processo deve ser endógeno, com mobilização de recursos e estímulo ao espírito empreendedor das comunidades locais, respeitando a liberdade de escolha, de acordo com os princípios da democracia participativa e da governança, que transcendem a democracia representativa.



Linhas de pesquisa

Linha 1: Turismo - Conhecimento e Tendências

A linha de pesquisa aborda o turismo como fenômeno social, a partir das contribuições do campo das Humanidades. Procura, de maneira ampla, desvelar os aspectos éticos e estéticos do encontro hospitaleiro, matriz da interação entre visitantes e visitados. As manifestações de mobilidade, hospitalidade e lazer são entendidos como resultantes e promotores de novos arranjos institucionais e de formas de interação social, bem como instâncias de produção de valores e expectativas culturais embutidos na mudança de paisagem, de ritmo e estilo de vida. Em uma abordagem filosófica, busca discutir epistemologicamente os conceitos que envolvem o turismo e suas relações com o lazer, as mobilidades, o entretenimento e a hospitalidade. Com o aporte da sociologia, da antropologia, da ciência política, da geografia, do urbanismo e da história, analisa as expressões culturais e sociais que são produzidas no bojo das mobilidades turísticas e práticas de lazer, incorporando ao debate as múltiplas dimensões da sustentabilidade. Nesta linha também são pensadas, estudadas e propostas políticas públicas adequadas à natureza espacial e às perspectivas da área, bem como suas intersecções com as várias formas do ato turístico.

Linha 2: Turismo - Gestão e Inovação

A linha de pesquisa aborda a gestão de destinos turísticos e de organizações públicas e privadas do turismo. As pesquisas buscam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico por meio da produção de conhecimento que favoreça a eficiência da gestão no setor. Aspectos organizacionais, competitivos, mercadológicos, econômicos e políticos constituem o cerne da linha de pesquisa, mantendo-se a perspectiva de que esses elementos não podem ser desassociados de seus contextos ambientais, sociais e culturais. A inovação e a criatividade recebem atenção especial por seus papéis fundamentais no processo de desenvolvimento sustentável do turismo, colaborando para o ganho de produtividade das organizações e de competitividade do destino, além de permitir a redução dos impactos negativos da atividade, resultando em ganhos econômicos e de bem-estar para os residentes. As pesquisas estão voltadas para a produção de conhecimento a partir do método científico, prezando pela sólida fundamentação teórica e pelo rigor metodológico, a fim de alcançar resultados consistentes e relevantes.