DATAS IMPORTANTES
Submissão de artigo
29 de maio de 2011
12 de junho de 2011
Notificação aos autores
26 de junho de 2011
03 de julho de 2011
10 de julho de 2011
Versão final
10 de julho de 2011
15 de julho de 2011
FEES 2011: Chamada de Trabalhos
IV Fórum de Educação em Engenharia de Software
Evento integrante do XXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2011)
Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
São Paulo - SP, Brasil
28 de setembro de 2011
http://www.each.usp.br/cbsoft2011
A educação e o treinamento adequados podem melhorar significativamente a prática de Engenharia de Software e representam, também, um pré-requisito para o avanço do estado da arte nesta área. O objetivo desta edição do Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES) é expor, analisar e discutir as dificuldades e particularidades do ensino e da aprendizagem de Engenharia de Software de modo a apoiar as atividades educacionais. Além disso, o FEES tem como objetivo criar um canal de integração e de troca de experiências entre diferentes tipos de atores interessados no assunto.
Convidamos a submissão de artigos em Educação de Engenharia de Software em duas categorias:
- Artigos Completos, até 8 páginas, documentando resultados articulados e estabelecidos, e
- Artigos Resumidos, até 4 páginas, descrevendo novos resultados que ainda não foram totalmente avaliados, mas que são importantes para compartilhar com a comunidade.
Tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:
- Currículo e/ou profissão em Engenharia de Software
- Engenharia de Software no currículo de Ciência da Computação
- Componentes curriculares de Engenharia de Software
- Integração de experiência prática na educação de Engenharia de Software
- Treinamento Corporativo
- Colaboração entre a indústria e a academia
- Ensino de métodos, técnicas e ferramentas
- Como ensinar em pequena escala o que só é relevante em grande escala?
- Estilos de aprendizagem
- Comportamento de motivação de alunos
- Aprendizagem de Engenharia de Software num mundo globalizado
- Programas de Certificação
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente, em formato pdf, via JEMS. Os artigos devem reportar trabalhos originais que não foram submetidos ou apresentados em outros fóruns. Os artigos devem seguir o estilo de formatação dos eventos da SBC (disponível no portal da SBC), não excedendo a 8 páginas para artigos completos) e 4 páginas para artigos resumidos. Pelo menos um dos autores deverá inscrever no FEES para que o artigo seja publicado. Artigos aceitos serão publicados em mídia digital do evento.
A ser entregue junto com a versão final: termo de cessão de direitos autorais.
Todos os artigos serão avaliados por pelo menos três membros do comitê de programa. A seleção considerará o tipo de trabalho submetido e seguirá os critérios listados a seguir:
-
artigos apresentando novas soluções: a técnica de solução proposta ou a sua aplicação ao tipo de problema em questão deve ser nova e consolidada. O(s) autor(es) deve(m) apresentar uma avaliação preliminar, uma prova de conceito e/ou argumentos sólidos mostrando que a técnica de solução funcionará e que escalará para problemas de tamanho do mundo real. Os resultados devem estar descritos claramente de forma que o(s) autor(es) ou outros possam avaliá-los em pesquisas futuras. O artigo também deve ser claro quanto as suas contribuições no que diz respeito a trabalhos relacionados de outros e de trabalhos prévios do(s) próprio(s) autor(es).
-
artigos avaliando um problema, uma solução ou uma abordagem: estes artigos avaliam situações de problemas existentes ou avaliam soluções propostas com métodos científicos na forma de estudos empíricos, experimentos, estudos de caso, simulações e análises formais. O tópico da avaliação apresentado no artigo, assim como suas propriedades causais ou lógicas, devem estar claramente descritas. O método de pesquisa deve ser sólido e apropriado. A pesquisa deve ser nova ou, de outra forma, os resultados devem constituir um aumento significativo ao conhecimento antes dos resultados. Os resultados devem ser relevantes e/ou (estatisticamente) significativos. A pesquisa deve ainda estar situada no contexto dos trabalhos relacionados de outros e de trabalhos prévios do(s) próprio(s) autor(es).
-
Relatos de experiência: o relato de experiência deve estar descrito claramente e o seu contexto deve ser colocado. A experiência relatada deve ser relevante e incluir lições aprendidas. Os leitores sevem ser capazes de acompanhar facilmente e tirar conclusões para sua própria prática.
-
Artigos apresentando uma visão: artigos de visão esquematizam novas maneiras de olhar para assuntos importantes, apresentando novas idéias criativas e repensando as noções atuais. Um artigo de visão deve revelar e provocar o pensamento, provendo um novo insight para o leitor. As idéias apresentadas devem ser originais e parecerem sólidas. Artigos que apenas dão uma breve idéia ou propõem pesquisa em um tópico serão rejeitados.
- Rafael Prikladnicki, PUCRS
- Itana Maria de Souza Gimenes, UEM
- Adenilso Simão, ICMC/USP
- Ana Regina Rocha, COPPE/UFRJ
- Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC
- Christina Chavez, UFBA
- Claudia Werner, COPPE/UFRJ
- Daltro Nunes, UFRGS
- Eduardo Almeida, UFBA
- Flavia Santoro, Unirio
- Gleison Santos, Unirio
- Itana Maria de Souza Gimenes, UEM
- Márcio Barros, Unirio
- Paulo Pires, UFRJ
- Rafael Prikladnicki, PUCRS
- Tayana Conte, UFAM