LA-WASP 2011
V Workshop Latino-Americano em Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos
Organizadores: Valter Vieira de Camargo (UFSCar), Eduardo Figueiredo (UFMG)
Dia do workshop: segunda-feira (26-set-2011)
Website: http://www2.dc.ufscar.br/~lawasp/2011/
- Resumo: O Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos é um importante paradigma de desenvolvimento em que novas noções de modularidade e mecanismos de composição são propostos com o objetivo de tratar interesses que não podem ser bem modularizados com técnicas tradicionais de modularização.
- A importância do DSOA na comunidade de engenharia de software tem se tornado evidente nos últimos anos com a realização de vários workshops, tutoriais e dez edições da conferencia AOSD. A indústria de software tem também dado mais atenção às técnicas de DSOA. Muitos produtos de software, tais como o servidor de aplicação JBoss e o framework Spring, adotam técnicas orientadas a aspectos para tratar interesses transversais (persistência, segurança e adaptação dinâmica) encontrados no desenvolvimento de aplicações.
- O quinto Workshop Latino Americano em Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (LA-WASP 2011) visa reunir comunidades latino-americanas e internacionais, interessadas em tópicos relacionados ao DSOA, para compartilhar e discutir idéias, fortalecer a colaboração entre grupos de pesquisa e identificar novas oportunidades de pesquisa.
WDDS 2011
V Workshop de Desenvolvimento Distribuído de Software
Organizadores: Renata Pontin de Mattos Fortes (ICMC - USP), Sabrina Marczak (PUCRS)
Dia do workshop: quinta-feira (29-set-2011)
Website: http://www.wdds.ufpb.br/2011/
- Resumo: O Workshop de Desenvolvimento Distribuído de Software (WDDS) constitui um fórum de discussão entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais para apresentar e discutir problemas e soluções relacionados às técnicas, métodos, ferramentas e processos de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS). Este é um evento sobre fundamentos teóricos e experiências práticas de adoção de DDS em projetos de caráter acadêmico e industrial.
- Relatos de avanços no estado da arte e no estado da prática são esperados para troca de experiências, opiniões e debates entre os participantes. Sendo assim, visa-se a geração de conhecimentos e a troca de experiências em DDS. No contexto do workshop, DDS engloba as variadas escalas de desenvolvimento distribuído, incluindo as escalas global, nacional, regional e local.
- Em 2011 o WDDS será co-alocado com o Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), e organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
SAST 2011
V Workshop Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado
Organizadores: Eliane Martins (IC - Unicamp), Fábio Fagundes Silveira (DCT - ICT - Unifesp)
Dia do workshop: sexta-feira (30-set-2011)
Website: http://www.sjc.unifesp.br/sast2011/
- Resumo: O teste de software é a maneira mais comum de verificar e validar sistemas de software, mas estudos empíricos mostram que as atividades relacionadas com os testes muitas vezes representam mais de 50% dos custos de desenvolvimento de software. O uso de abordagens sistemáticas e automatizadas torna possível reduzir estes altos custos. Casos de sucesso industrial foram amplamente relatados e o interesse acadêmico continua a crescer como pode ser observado pelo número crescente de pesquisadores no campo. Neste contexto, o principal objetivo do SAST é a construção de um fórum que reúna as comunidades de pesquisa e indústria para discutir melhorias na sistematização e automação de testes de software.
- O SAST se iniciou em 2007, sendo que as duas primeiras edições foram realizadas junto com o SBES, e as duas últimas, junto ao SBMF. Esta é a primeira edição junto ao CBSoft, o que é perfeitamente adequado, dada a sua sinergia com os demais eventos desta conferência.
- Além das atividades gerais do CBSoft, o workshop contará com palestras e sessões técnicas.
AutoSoft 2011
II Workshop sobre Sistemas de Software Autônomos
Organizadores: Anarosa Alves Franco Brandão (POLI - USP), João Batista de Camargo (POLI - USP), Marcelo Blois Ribeiro (PUCRS), Ricardo Choren (IME-RJ)
Dia do workshop: terça-feira (27-set-2011)
Website: http://www.lti.pcs.usp.br/autosoft
- Resumo: Sistemas autônomos representam o próximo grande passo na criação de sistemas inteligentes capazes de dar suporte à complexidade do mundo real. A transição de componentes passivos para autônomos transforma arquiteturas de software em plataformas complexas envolvendo diversos componentes interagindo dinamicamente, engajados em complexos protocolos de interação. Transportes, pesquisa aeroespacial, defesa e finanças são alguns dos setores que estão optando por substituir operadores humanos por arquiteturas e plataformas de implementação que objetivam prover melhorias no sistema como um todo.
- O AutoSoft tem como objetivo estender o estado da arte tanto na engenharia quanto no desenvolvimento de aplicações no contexto de sistemas autônomos. A ideia principal é reunir pesquisadores e profissionais envolvidos no desenvolvimento de técnicas e aplicações de Sistemas de Software Autônomos, propiciando a discussão dos últimos desenvolvimentos, tendências e inovações relacionadas à teoria e prática deste tipo de software.
WB-DSDM 2011
II Workshop Brasileiro de Desenvolvimento de Software Dirigido por Modelos
Organizador: Toacy C. de Oliveira (COPPE - UFRJ)
Dia do workshop: quarta-feira (28-set-2011)
Website: http://reuse.cos.ufrj.br/wbdsdm2011/
- Resumo: Desenvolvimento de Software Dirigido por Modelos (DSDM) destaca a utilização de modelos como a principal abstração a ser utilizada durante o ciclo de vida de um sistema de software. Modelos são representações de alto nível, em oposição ao código-fonte, permitindo que técnicos e não-técnicos possam interagir de maneira mais natural, utilizando abstrações próximas ao mundo real. Além disto, DSDM utiliza modelos em um processo de geração automática de código, reduzindo assim o esforço de desenvolvimento e assegurando um código com menos defeitos. Neste contexto, o II WB-DSDM tem como objetivo reunir estudantes, pesquisadores e Engenheiros de Software da indústria, que estão direta, ou indiretamente trabalhando com DSDM para: i) Discutir os impactos de DSDM no Processo de Software; ii) entender e avaliar como DSDM esta sendo usado atualmente; iii) identificar fatores de sucesso/insucesso na utilização de DSDM; iv) discutir o estado-da-arte e novas tendências relacionadas a DSDM.
WESB 2011
II Workshop de Engenharia de Software Baseada em Buscas
Organizadores: Glêdson Elias (UFPB), Jefferson Teixeira de Souza (UECE), Márcio de Oliveira Barros (Unirio), Arilo Claudio Dias Neto (UFAM), Silvia Regina Vergilio (UFPR)
Dia do workshop: segunda-feira (26-set-2011)
Website: http://www.compose.ufpb.br/wesb2011
- Resumo: A Engenharia de Software Baseada em Buscas (SBSE – Search Based Software Engineering) é uma área emergente da Engenharia de Software na qual os problemas que permeiam todas as atividades dos processos de software são reformulados e modelados como problemas de otimização e, posteriormente, resolvidos utilizando conceitos, técnicas, algoritmos e estratégias de busca, que, em geral, são baseadas em meta-heurísticas.
- Neste contexto, o Workshop de Engenharia de Software Baseada em Buscas (WESB 2011) tem como meta atrair, para o âmbito nacional, o recente crescimento de interesse na área, que, no contexto internacional, tem apresentado um rápido avanço. A intenção é criar um fórum para discussão e divulgação de pesquisas em temas relacionados, assim como um evento regular, que possa desenvolver e ampliar a emergente comunidade nacional, promovendo o crescimento e a consolidação do interesse na área por parte dos pesquisadores e profissionais que atuam tanto em Engenharia de Software quanto em busca meta-heurística.
WBVS 2011
I Workshop Brasileiro de Visualização de Software
Organizadores: Glauco Carneiro (UNIFACS), Manoel Mendonça (UFBA), Sandra Fabbri (UFSCar)
Dia do workshop: terça-feira (27-set-2011)
Website: http://www.ppgcomp.unifacs.br/wbvissoft/homeBR.html
- Resumo: A visualização de software (VisSoft) tem o objetivo de utilizar recursos visuais para representar propriedades do software que podem apoiar os usuários na descoberta de fatos e relacionamentos em sistemas de software que de outra forma poderiam permanecer ocultos. Seres humanos adquirem mais informações por intermédio da visão do que todos os outros sentidos combinados. Por esta razão, a concepção e o uso de recursos visuais desempenham papel importante em engenharia de software. Apesar do número de estudos publicados envolvendo visualização de software, este é o primeiro evento no Brasil que busca reunir pesquisadores e representantes da indústria para discutir resultados relevantes e desafios enfrentados na área. Ênfase especial será dada para a troca de conhecimento entre a academia e a indústria. A submissão de artigos e artigos curtos são bem vindos.