Nanoantibiótico inalável para o tratamento da doença obstrutiva pulmonar crônica!

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um problema de saúde global, com um aumento latente de casos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a DPOC é responsável por mais de 3 milhões de mortes anualmente. Embora existam diversas estratégias terapêuticas, elas enfrentam alguns obstáculos, como falta de eficácia ou a indução da resistência antimicrobiana. Uma das principais causadoras da doença, a bactéria Pseudomonas aeruginosa, por exemplo, tem uma membrana pouco permeável que dificulta a ação dos antibióticos. 

 Uma alternativa para contornar esses obstáculos pode ser os peptídeos antimicrobianos (PAM), já que eles agem desestabilizando e rompendo a membrana plasmática das bactérias. Contudo, eles não deixam de enfrentar limitações: essas moléculas têm uma carga positiva e, quando em contato com o muco das vias aéreas, que é composto de glicoproteínas de carga negativa e aumenta durante infecções, o antibiótico fica adsorvido e não consegue agir.

Neste estudo, os pesquisadores desenvolveram imunomicrobianos que penetram em muco e biofilme bacteriano (IMAMs). Os IMAMs são compostos de nanopartículas ocas de sílica mesoporosa, encapsuladas com ceftazidima (um antibiótico) e recobertas por polipeptídeos transformáveis em carga e conformação. No ambiente ácido do biofilme, essas estruturas mudam para uma carga positiva e conformação que libera ceftazidima e desestabiliza as membranas bacterianas.

Os testes das nanopartículas em pH ácido, aquele próprio do ambiente infeccioso das bactérias, indicaram uma concentração inibitória mínima entre 25 e 50 µg/mL, um valor expressivo e que implica em uma potente ação antimicrobiana. O antibiótico foi capaz de lisar (destruir) as paredes bacterianas, como pode ser observado na Fig.1 


Figura 1: Bactérias lisadas pelas nanopartículas
Fonte: Zhu et al. (2024)

Mais uma vez, a nanotecnologia se mostra como uma potente ferramenta de inovação para as mais diversas áreas, um potente aliado para contornar obstáculos e otimizar o que já é construído pela Ciência. 

Referências

ZHU, Junliang; LI, Xiaohui; ZHOU, Yang; GE, Chenglong; LI, Xudong; HOU, Mengying; WEI, Yuansong; CHEN, Yongbing; LEONG, Kam W.; YIN, Lichen. Inhaled immunoantimicrobials for the treatment of chronic obstructive pulmonary disease. Science Advances, [S.L.], v. 10, n. 6, p. 0-0, 9 fev. 2024. American Association for the Advancement of Science (AAAS). http://dx.doi.org/10.1126/sciadv.abd7904.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *