Nanocompósitos e resíduos da agricultura em prol da saúde humana
Por mais descartáveis que pareçam, as cascas residuais de diversas frutas podem ser importantes aliadas para a saúde humana, pois contém substâncias com grande potencial biológico, como é o caso dos flavonóides, ácidos fenólicos, entre outras. Além disso, esses resíduos muitas vezes são ricos em fibras e podem ainda ser usados para reforçar materiais. A ciência também tem provado que a combinação de polímeros sintéticos e naturais pode atuar muito bem juntos, como os de álcool polivinílico-amido (PVA-S). Eles apresentam propriedades físico-químicas maleáveis e biodegradabilidade, o que permitiu sua aplicação com sucesso em implantes médicos, regeneração tecidual e imobilização de enzimas. Dessa forma, os autores Kamel, Wissa e Abd-El-Messieh associaram o nanocompósito do polímero PVA-S ao pó das cascas de limão, que contém diversas substâncias bioativas como flavonóides e outros polifenóis, vitamina C e óleos voláteis, e o pó de Citrullus colocynthis, que contém flavonóides, alcalóides, ácidos fenólicos e a cucurbitacina, a fim de obter um biofilme com atividade antimicrobiana (Figura 1).
Figura 1: Fruto e sementes de Citrullus colocynthis
Fonte: Kouadri et al. (2018)
Os experimentos feitos pelos autores, além de provar que os nanocompósitos foram menos tóxicos às células humanas junto dos extratos, também apresentaram ação antimicrobiana. O nanocompósito associado a 5% do pó das cascas de limão diminuiu em aproximadamente 75% das unidades formadoras de colônia de Escherichia coli, Staphylococcus areus e Candida albicans.
As aplicações dessa tecnologia são variadas e os autores defendem que ela pode ser utilizada tanto na biomedicina, como na cicatrização e prevenção de infecções em feridas quanto, por exemplo, na indústria de alimentos, como conservante em embalagens. A nanotecnologia, portanto, se mostra como uma importante ferramenta para a inovação e aprimoramento dos produtos já existentes, além de permitir o desenvolvimento sustentável por meio da biodegradabilidade e aproveitamento de resíduos sólidos.
Referências
KAMEL, Nagwa A.; WISSA, D. A.; ABD-EL-MESSIEH, Salwa L.. Novel nano composites from Citrus limon and Citrullus colocynthis agricultural wastes for biomedical applications. Scientific Reports, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 0-0, 28 jul. 2024. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/s41598-024-67423-w.
KOUADRI, Imane; LAYACHI, Abdelheq; MAKHLOUF, Azzedine; SATHA, Hamid. Optimization of extraction process and characterization of water-soluble polysaccharide (Galactomannan) from Algerian biomass; Citrullus colocynthis seeds. International Journal Of Polymer Analysis And Characterization, [S.L.], v. 23, n. 4, p. 362-375, 10 abr. 2018. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10236