Nanofígado: uma sóbria perspectiva

O fígado é um órgão extremamente importante para o corpo humano. Além de desempenhar um importante papel no controle da glicose no sangue, participa de forma significante na digestão e metabolismo do que nós ingerimos. Por exemplo, ele produz enzimas que permitem a metabolização do álcool, cuja ingestão em excesso pode sobrecarregar o órgão e acarretar problemas. A intoxicação aguda por álcool, que é causada por seu consumo excessivo, é responsável por entre 8 e 10% das admissões de emergência em hospitais, e que não costuma ter tratamento. Nesse contexto, Xu e seus colaboradores (2018) desenvolveram uma nanopartícula encapsulando as enzimas responsáveis pela oxidação do álcool no organismo, como a álcool-desidrogenase e a aldeído-desidrogenase, conforme a Figura 1. A nanocápsula seria capaz de entregar as enzimas no fígado e aumentar a estabilidade delas no sangue. 


Figura 1: Processo enzimático de oxidação do álcool no corpo humano. 

As nanocápsulas enzimáticas medem entre 32 e 35 nm. Nos testes laboratoriais, as enzimas livres rapidamente perderam suas atividades. Contudo, as enzimas nanoencapsuladas mantiveram sua atividade em 75%. As lesões causadas por aldeído nas células sem tratamento foram de 36%, mas as nanocápsulas as reduziram a 6%. Além disso, elas se acumularam com sucesso no fígado, o que pode aumentar o êxito do tratamento.

A nanotecnologia, portanto, destaca-se como uma ferramenta revolucionária no campo da medicina, oferecendo novas perspectivas terapêuticas e promissoras. Sua capacidade de desenvolver tratamentos mais específicos e eficazes têm o potencial de transformar a forma como lidamos com diversas doenças, melhorando significativamente os resultados para os pacientes. Com a nanotecnologia, a sociedade pode esperar avanços no tratamento de doenças de maneira mais eficiente, proporcionando uma melhor qualidade de vida, redução dos efeitos colaterais e aumentando a precisão dos tratamentos.

Referências 

XU, Duo; HAN, Hui; HE, Yuxin; LEE, Harrison; WU, Di; LIU, Fang; LIU, Xiangsheng; LIU, Yang; LU, Yunfeng; JI, Cheng. A Hepatocyte‐Mimicking Antidote for Alcohol Intoxication. Advanced Materials, [S.L.], v. 30, n. 22, p, 11 abr. 2018. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/adma.201707443.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *