Cientistas desenvolvem nanoantibiótico capaz de se transformar e se tornar tóxico para bactérias dentro do corpo humano

As bactérias podem ser de dois tipos: Gram-positivas ou Gram-negativas. As bactérias Gram-negativas são as responsáveis pela maior parte das infecções já que, em sua maioria, são patogênicas. Elas são mais pobres em peptidoglicano, mas tem uma dupla camada de membrana, com a segunda barreira impermeável e impedindo os antibióticos de passarem. 

Além disso, as bactérias no geral têm desenvolvido resistência a antibióticos. Isso ocorre devido ao uso inadequado deles, em doses subótimas ou não respeitando o tempo de administração. Dentre os organismos resistentes, se destacam os ESKAPEs (E. coli, S. aureus, K. pneumoniae, A. baumanii, P. aeuroginosa e E. faecalis e faecium).

Nesse contexto, um grupo de cientistas desenvolveu um nanoantibiótico que se transforma in situ (TNA) com ação contra bactérias Gram-negativas. Este nanoantibiótico é uma molécula com ação bactericida e capaz de se transformar, passando de sua forma não-tóxica para a tóxica (nanofibrilas) no próprio local da infecção! As nanofibrilas se formam especificamente junto ao lipopolissacarídeo (LPS) e à Maquinaria de Montagem de ꞵ-Barris (BamA) e causam o rompimento da membrana plasmática da bactéria, ocasionando sua morte, como pode ser observado na imagem de microscopia (Fig. 1).


Figura 1: Ação do TNA ao longo de 20 min. As setas mostram as nanofibrilas formadas e pontos de rompimento de membrana.
Fonte: Li et al. (2023)

A ação do TNA foi bastante promissora: a concentração inibitória mínima foi menor que 4 μM e efetivamente matou bactérias A. baumanii na concentração de 12μM, reduzindo a taxa de infecção de 38,4% para 4,3% e mantém a viabilidade celular em 98,5%. 

O estudo traz uma perspectiva interessante para a resolução de um problema tão latente que é a resistência de bactérias a antibióticos ao empregar a nanotecnologia, permitindo potenciais tratamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais. 

Para saber mais, consulte:

LI, Rong Sheng; LIU, Jiahui; WEN, Cong; SHI, Yaru; LING, Jian; CAO, Qiue; WANG, Lei; SHI, Hu; HUANG, Cheng Zhi; LI, Na. Transformable nano-antibiotics for mechanotherapy and immune activation against drug-resistant Gram-negative bacteria. Science Advances, [S.L.], v. 9, n. 34, p. 1-19, 25 ago. 2023. American Association for the Advancement of Science (AAAS). http://dx.doi.org/10.1126/sciadv.adg9601.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *