Antibióticos naturais de plantas nanoencapsulados contra cáries dentárias
As cáries são infecções nos dentes causadas por bactérias que formam biofilmes, ou placas, que perfuram os dentes. A principal causadora desse problema é a bactéria Streptococcus mutans, que é capaz de acidificar a região e gerar um biofilme por meio da secreção de polissacarídeos. Esses são os principais processos responsáveis pelo desenvolvimento da cárie. E algumas enzimas são essenciais durante esse processo, como é o caso das glicosiltransferases (GTFs). Assim, esse pode ser, portanto, um interessante alvo terapêutico.
Os produtos naturais são a maior fonte de inibidores de GTFs. Em estudos in vitro com o extrato de Punica granatum, da conhecida romã, mostraram ação inibidora contra essa enzima. Acredita-se que essa atividade esteja associada aos polifenóis encontrados nesta planta. Essas moléculas, contudo, podem apresentar problemas relacionados à sua solubilidade.
Buscando contornar esses obstáculos e aproveitar ao máximo o potencial desses compostos bioativos, os pesquisadores se utilizaram de nanolipossomas, isto é, vesículas formadas por fosfolipídios em escala nanométrica, para entregar esses medicamentos de forma efetiva no local da cárie.
O extrato aquoso de P. granatum se mostrou um potente antimicrobiano. Conforme ilustra a Figura 1, quando comparado com substâncias padrões usadas no tratamento de cáries, como a clorexidina e o fluoreto de sódio, o extrato da planta foi mais efetivo em matar as bactérias (MBC, concentração bactericida mínima). As nanopartículas ainda apresentaram o dobro de potência do que o extrato bruto. Em todos os casos, a nanoencapsulação do extrato aumentou a potência dele contra os diversos aspectos testados.
Figura 1: Ensaios antibacterianos com extrato de P. granatum, P-NLP (extrato de P. granatum nanoencapsulado), CHX (enxaguante bucal com clorexidina) e NaF (enxaguante bucal com fluoreto de sódio). MIC (concentração inibitória mínima), MBC (concentração bactericida mínima) e MBIC (concentração inibitória de biofilme mínima).
Fonte: Radmand et al., 2024
A nanotecnologia se mostra, mais uma vez, uma importante ferramenta que une diversas áreas de pesquisa, como a Química de Produtos Naturais, a Odontologia e a Microbiologia, permitindo a otimização de fármacos e tratamentos inovadores para diversas doenças, sejam elas raras ou do nosso cotidiano.
Para saber mais, consulte: RADMAND, Faraz; BASERI, Milad; MEMAR, Mohammad Yousef; EBRAHIMI, Alireza; HAMISHEHKAR, Hamed; ASNAASHARI, Solmaz; NASERI, Amirreza; KOUHSOLTANI, Maryam. Anti-biofilm and anti-glucosyltransferase effects of nano liposomal plant extracts against Streptococcus mutans. Scientific Reports, [S.L.], v. 14, n. 1, 8 nov. 2024. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/s41598-024-78728-1.