Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 3 n. 2 (2024): Turismo, boas práticas e conexões; 288-298
Palavras-chave:
Resumo: O presente estudo apresenta alguns achados realizados durante pesquisa de campo em que se analisou a influência do audiovisual como fator motivador para viajar para destinos turísticos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como o audiovisual influencia os viajantes na escolha de destinos turísticos. Tendo como seus objetivos específicos apontar como os destinos turísticos são retratados no audiovisual; identificar as motivações na tomada de decisão e avaliar a expectativas dos viajantes ao escolher um destino com base no audiovisual. Para construção do presente trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica e levantamento de filmes nacionais e internacionais gravados em cenários que se transformaram em destinos e ícones turísticos, o que iremos denominá-los aqui de turismo cinematográfico. Como resultados, notou-se na pesquisa que o audiovisual influencia as motivações e expectativas dos viajantes, de diferentes maneiras e pode ser um grande aliado para o planejamento turístico e divulgação de lugares quando bem utilizados.