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Colaboração entre a Gestão do Sítio Quebrada de Humahuaca e grupos de pesquisa da UBA e da UNLP (2021–2022)
 
     Colaboração entre a Gestão do Sítio Quebrada de Humahuaca e grupos de pesquisa da UBA e da UNLP (2021–2022)
     Collaboration between the Management of the Quebrada de Humahuaca Site and research groups from UBA and UNLP (2021–2022)
     Colaboración entre la Dirección del Sitio Quebrada de Humahuaca y grupos de investigación de la UBA y la UNLP (2021-2022)


Autor(es):
Aguilar, Graciela Edith
García, Raquel Elisabet
Millón, María Valentina
Morello, Andrea
Pasin, Sebastián Matías


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 5 n. 1; 056

Palavras-chave:
agenda de pesquisa; aliança gestor-pesquisador; Património Mundial; Quebrada de Humahuaca


Resumo: Raramente surge a oportunidade de um encontro entre teoria e prática, áreas que, devido às suas características e à necessidade de resultados, tendem a afastar-se, resultando em poucas articulações entre as equipas dedicadas à gestão do património cultural e à investigação. Muitas vezes, o campo acadêmico aborda a prática de forma desconectada dos problemas cotidianos que influenciam a gestão do património, especialmente quando se trata de um sítio inscrito na lista do Património Mundial. Por outro lado, as equipas responsáveis por lidar com as dificuldades diárias da gestão e administração do património encontram-se envolvidas no turbilhão da busca por soluções entre os diferentes níveis governamentais e as comunidades locais. Em 2021, surgiu essa oportunidade no âmbito de uma convocatória do programa Liderança do Património Mundial, com o objetivo de melhorar as práticas de conservação e gestão do património. Trabalhar com aqueles que atuam diretamente em um território, em colaboração com equipes localizadas a quilômetros de distância, representou um desafio superado graças à participação de Alfredo Conti, que forneceu as ferramentas necessárias para coordenar os nossos esforços, permitindo que cada participante enriquecesse o projeto a partir da sua área de atuação.