Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 17 n. 1 (2023): Jan-Jun; 119-134
Palavras-chave:
Resumo: a) Objetivos do estudo: Este trabalho propõe uma análise sobre os impactos da cocriação de valor nos processos de recrutamento e seleção entre consultoria especializada e empresas clientes, considerando o empreendedorismo em meio ao cenário da Pandemia da Covid-19.
b) Metodologia/abordagem: Neste contexto, considera-se o modelo DART de cocriação de valor, proposto por Prahalad e Ramaswamy (2004), analisando os elementos diálogo, acesso, risco e transparência em questões pertinentes aos processos de recrutamento e seleção em duas empresas estudadas. Realizou-se pesquisa qualitativa exploratória, através do método de estudo de casos múltiplos, com aplicação de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos profissionais das empresas Alfa e Beta, relatando os resultados de semelhanças e diferenças nas práticas cocriativas das empresas.
c) Principais resultados: O marketing digital (LinkedIn) foi analisado no intuito de identificar estratégias que possam facilitar a busca de candidatos potenciais para vagas em aberto. Também foram analisadas as sete competências comuns a todas as trajetórias de negócios e se estas podem ser desenvolvidas ou ampliadas através da cocriação de valor.
d) Contribuições acadêmicas: Como contribuições acadêmicas, este artigo faz a conexão das práticas de marketing da cocriação de valor com o contexto da gestão de recursos humanos, em específico quanto aos processos de recrutamento e seleção mediante práticas interativas.
e) Contribuições práticas: Os resultados obtidos no estudo podem ser aplicados nos processos de recrutamento e seleção, levando em consideração a abordagem do Modelo DART.