Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 17 n. 1 (2023): Jan-Jun; 67-78
Palavras-chave:
Resumo: a) Objetivos do estudo: Ao longo das últimas décadas, verifica-se uma conscientização gradativa quanto ao valor de uma vida saudável, incluindo o consumo de alimentos saudáveis. O marketing na promoção da saúde, considerando a grande possibilidade de veiculação de informações relativas aos alimentos e quando bem conduzidas, torna-se um importante instrumento no processo de educação alimentar. O objetivo deste estudo é analisar a produção e propagação do conhecimento científico, envolvendo as inovações em marketing para a promoção da alimentação saudável.
b) Metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo biliométrico a partir de uma base de dados disponibilizada pela plataforma Web of Science, tem-se uma amostra de 108 artigos distribuídos em 86 fontes diferentes, entre journals e conferências. Com a utilização do software VosViewer, foi feito considerações acerca da evolução das pesquisas e demais análises relacionadas.
c) Principais resultados: Os resultados demonstraram que os temas mais recorrentes são: comportamento do consumidor, alimentos funcionais e inovação de produtos. Além disso, ouve um crescimento recente no estudo da temática.
d) Contribuições acadêmicas: O estudo descreve a conjuntura atual do cenário acadêmico acerca das inovações de marketing na promoção de uma alimentação saudável, apontando possíveis caminhos para pesquisas futuras.
e) Contribuições práticas: O estudo demonstrou uma propensão ao crescimento de pesquisas envolvendo as inovações em marketing para estimular uma alimentação mais saudável. Esses resultados podem ser utilizados por gestores públicos e privados para dar base as estratégias e ações visando estimular a alimentação saudável da população.