Fonte: Revista Hospitalidade; v. 21 (2024): Revista Hospitalidade; 240-257
Palavras-chave:
hospitalidade; acolhimento; alteridade; educação superior; formação docente
Resumo: Diante de crises ambientais, econômicas e sociais que pressionam a sociedade, se faz urgente cultivar uma visão coletiva que incentive os educadores a desenvolverem nos alunos um senso crítico e ético de responsabilidade em relação ao outro. Este ensaio-proposta faz parte de uma tese, com pesquisa qualitativa multirreferencial, sobre hospitalidade na formação de docentes no ensino superior, concluída durante a pandemia de Covid-19, cujos desdobramentos dificultaram a sua publicação. Neste texto, destacamos as conclusões desta pesquisa, explorando as relações de alteridade no âmbito de uma prática educativa fundamentada na ética da hospitalidade. Articulamos o conceito de hospitalidade acadêmica e seu reflexo em práticas educacionais, com base em revisão bibliográfica e entrevistas com docentes considerados especialistas no tema. A partir da definição de pressupostos teóricos, discorremos sobre um conjunto de variáveis, elementos-chave e proposições orientadas à uma proposta, tendo a hospitalidade como um caminho viável para preparar educadores para as pluralidades e desafios do mundo pós-moderno, como uma via promissora para a formação docente no ensino superior.