Fonte: Revista Hospitalidade; v. 21 (2024): Revista Hospitalidade; 188-215
Palavras-chave:
gestão de pessoas; tecnologia da informação e comunicação; gestão eletrônica de recursos humanos (e-HRM); turismo
Resumo: Os avanços tecnológicos têm impactado o modo de vida da sociedade de consumo e, consequentemente, das organizações do turismo. Diante disso, este estudo objetiva analisar os padrões de produção da literatura sobre gestão eletrônica de pessoas no turismo, no recorte temporal do período de 2018 a 2022. Como procedimentos metodológicos, realizou-se um levantamento de pesquisas nas bases de dados Scopus e Web of Science. A busca resultou em 129 estudos. Identificou-se seis categorias temáticas, dentre elas, a mais pesquisada foi “Fatores que levam à aceitação e uso do e-HRM” e a menos explorada, “Temas emergentes em e-HRM”. Com relação ao turismo, os estudos sobre o e-HRM nas organizações do setor são limitados e restritos à hotelaria, o que a torna uma área frutífera para novas investigações. Por fim, esta pesquisa evidenciou possibilidades de assuntos e concepções ligados ao e-HRM em diferentes segmentos. A partir disso, sugere-se que novas pesquisas ampliem o recorte temporal, bases de dados e temáticas, a fim de direcionar pesquisas futuras.