Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 22 n. 4 (2024): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 843-856
Palavras-chave:
Resumo: O turismo religioso é um importante motor económico e cultural para muitos destinos e é um dos setores que mais cresce no mercado turístico global. Com base em uma meta-análise e uma revisão da literatura emergente do quinquênio 2019-2023 no Social Sciences Citation Index (SSCI) da Web of Science (WoS), este estudo analisa, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa, o estado da questão da investigação sobre esta subcategoria do turismo com base num corpus de 500 documentos. Os resultados mais relevantes mostram que a pandemia da Covid-19 afetou a produção científica, sendo a China, os Estados Unidos e a Espanha os três países que mais publicaram sobre o tema. Por seu lado, as pesquisas sobre turismo para destinos do cristianismo e do islamismo são as que aparecem com mais frequência, embora no caso dos destinos ligados ao hinduísmo sejam geralmente sobrerrepresentadas dependendo do número de pessoas que têm esta fé, o que pode ser devido a turismo especializado em meditação e bem-estar.