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Influência da Rede Social TikTok na Intenção de Viagem: uma abordagem com a Teoria do Comportamento Planejado
 
     Influência da Rede Social TikTok na Intenção de Viagem: uma abordagem com a Teoria do Comportamento Planejado
     
     


Autor(es):
Martins, Leylane Meneses
França, Karen Daniele Lira de
Mendes Filho, Luiz
Marques Junior, Sérgio
Martins, Leylane Meneses
França, Karen Daniele Lira de
Mendes Filho, Luiz
Marques Junior, Sérgio
Martins, Leylane Meneses
França, Karen Daniele Lira de
Mendes Filho, Luiz
Marques Junior, Sérgio


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 35 (2024): fluxo contínuo de publicação; 120-142

Palavras-chave:
Destino turístico; Mídia social; Vídeos; Consumidor de turismo


Resumo: A utilização das redes sociais tornou-se uma ferramenta para escolha de destinos turísticos ao permitir compartilhar experiências por fotos, avaliações e vídeos. O objetivo deste artigo é analisar os fatores comportamentais relacionados às visualizações de vídeos da rede social TikTok que influenciam na intenção de escolha de destinos turísticos. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) (Ajzen, 1991), é usada para examinar o efeito da atitude, normas subjetivas e controle percebido na intenção de escolher um destino. A abordagem metodológica foi o método quantitativo, com análise das relações das variáveis independentes da TCP e da variável consumo por status por meio da Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os dados foram coletados de 302 usuários do TikTok de todo Brasil, por survey divulgados nas mídias sociais. O perfil do respondente demonstrou que, quase nunca, eles utilizam o TikTok para escolher um destino, por usarem o aplicativo apenas para diversão ou por não achar o conteúdo confiável. Os resultados da MEE demonstraram que, a atitude e o consumo por status têm relação direta e positiva com a intenção de escolha de um destino através do TikTok, enquanto as normas subjetivas e o controle percebido não apresentaram influência nesta decisão de escolha. Concluiu-se que os respondentes consideram viável usar o TikTok para a finalidade pesquisada neste estudo, e é justificável pagar um valor mais alto por viagens a um destino turístico difundido no TikTok que possam aumentar o status.