Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 35 (2024): fluxo contínuo de publicação; 120-142
Palavras-chave:
Destino turístico; Mídia social; Vídeos; Consumidor de turismo
Resumo: A utilização das redes sociais tornou-se uma ferramenta para escolha de destinos turísticos ao permitir compartilhar experiências por fotos, avaliações e vídeos. O objetivo deste artigo é analisar os fatores comportamentais relacionados às visualizações de vídeos da rede social TikTok que influenciam na intenção de escolha de destinos turísticos. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) (Ajzen, 1991), é usada para examinar o efeito da atitude, normas subjetivas e controle percebido na intenção de escolher um destino. A abordagem metodológica foi o método quantitativo, com análise das relações das variáveis independentes da TCP e da variável consumo por status por meio da Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os dados foram coletados de 302 usuários do TikTok de todo Brasil, por survey divulgados nas mídias sociais. O perfil do respondente demonstrou que, quase nunca, eles utilizam o TikTok para escolher um destino, por usarem o aplicativo apenas para diversão ou por não achar o conteúdo confiável. Os resultados da MEE demonstraram que, a atitude e o consumo por status têm relação direta e positiva com a intenção de escolha de um destino através do TikTok, enquanto as normas subjetivas e o controle percebido não apresentaram influência nesta decisão de escolha. Concluiu-se que os respondentes consideram viável usar o TikTok para a finalidade pesquisada neste estudo, e é justificável pagar um valor mais alto por viagens a um destino turístico difundido no TikTok que possam aumentar o status.