Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia
Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 10 n. Regular (2024): Artigos Gerais e Seção Temática 'Turismo de Base Comunitária'
Palavras-chave:
Práticas ecologicamente corretas; Satisfação do turista; Alojamento; Desenvolvimento sustentável
Resumo: A presente investigação procura investigar a implementação de práticas ecológicas nos estabelecimentos de alojamento e a sua correlação com a satisfação dos hóspedes no santuário Vaishno Devi, na Índia. Com a ecologia tornando-se cada vez mais uma preocupação central do marketing, o seu impacto na satisfação dos turistas é de suma importância. Um questionário autoestruturado foi aplicado a uma amostra selecionada aleatoriamente de 227 hóspedes de hotéis na área de estudo para coletar dados. Este estudo investiga explicitamente várias práticas ecológicas adotadas pelas unidades de alojamento, abrangendo a conservação da água, a qualidade dos alimentos, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a qualidade do ar e a poluição sonora. Entre essas práticas, a qualidade dos alimentos, a conservação de energia, a qualidade do ar e a poluição sonora foram identificadas como influenciando significativamente a satisfação do cliente. As conclusões sublinham a presença de diversas iniciativas ecológicas entre as empresas de alojamento selecionadas, sublinhando a sua associação com a satisfação do cliente. Isto sugere uma necessidade premente para que os gestores de turismo e hotelaria priorizem a adoção de práticas ecológicas adequadas para aumentar a satisfação do cliente e promover o desenvolvimento sustentável. Embora o estudo esclareça insights significativos, não é isento de limitações. Futuros esforços de investigação podem beneficiar da abordagem destas limitações e da exploração mais aprofundada das implicações das práticas ecológicas no setor do turismo e da hospitalidade.