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Regeneração de paisagens urbanas por meio da restauração de áreas úmidas e conectividade de espaços abertos ao ar livre: princípios de planejamento de ciclovias off-road para o desenvolvimento do turismo
 
     Regeneração de paisagens urbanas por meio da restauração de áreas úmidas e conectividade de espaços abertos ao ar livre: princípios de planejamento de ciclovias off-road para o desenvolvimento do turismo
     Regenerating Urban Landscapes through Wetlands Restoration and Outdoor Open Space Connectivity: Off-road Bicycle Lane Planning Principles for Tourism Development
     Regeneración de paisajes urbanos mediante la restauración de humedales y la conectividad de espacios abiertos al aire libre: principios de planificación de carriles bici todoterreno para el desarrollo turístico


Autor(es):
Adesina, John
Tang, Xiaolan
Uduma-Olugu, Nnezi
Adebamowo, Michael


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 27 (2025); e20521

Palavras-chave:
espaços desolados; planícies de inundação; espaços abertos; bem-estar; desenvolvimento turístico


Resumo: Objetivo – O desenvolvimento sustentável do turismo e as atividades ao ar livre estão ligados à utilização efetiva de espaços abertos e corredores verdes dentro da cidade. A regeneração e revitalização desta paisagem são vitais para o surgimento de uma cidade inteligente, resiliente e biofílica para a saúde e bem-estar dos moradores e turistas. Esta área faz parte do tecido urbano e é essencial para o desenvolvimento da rede de transporte e interconectividade dentro do espaço metropolitano. O pântano e o corredor verde compreendem pântanos e rotas de drenagem de canais localizados dentro dos recuos da planície de inundação dos rios Ikeja, Ojodu, Agidingbi, Opebi, Oregun, Maryland, Yaba e Iwaya. Desenho/metodologia/abordagem – Análise qualitativa e descritiva da coleta de dados no local, observações e avaliações, Sistemas de Informação Geográfica (GIS) foram utilizados para mapear as estratégias de desenvolvimento e adaptação por meio do mapeamento de rede baseado em GIS. Isso envolveu a seleção aleatória de vinte e seis (26) pontos que são marcos e centros notáveis ??dentro da cidade em intervalos de aproximadamente 750 m alinhados dentro do corredor de 20 km das hidrovias e pântanos da área de estudo selecionada. Resultados – Por meio de uma variedade de observações no local, avaliações, entrevistas e métodos inferenciais, as percepções das pessoas sobre o uso de ciclovias off-road e suas informações econômicas e sociais foram coletadas. Limitações/implicações da pesquisa – Um ecossistema saudável, menos dependência de combustíveis fósseis, mais espaço verde, restauração de habitat, água e ar limpos e mais espaço verde são todos importantes para o bem-estar geral de uma cidade. Implicações práticas – Este estudo sugeriu conectividade de transporte não motorizado off-road e outras alternativas estrategicamente adaptadas para o crescimento resiliente e sustentável da cidade, além do sequestro de carbono por meio da restauração e preservação de pântanos já existentes. Originalidade/valor – A restauração de espaços urbanos desolados, melhoria do saneamento, governança de várzeas, recreação e valores culturais em áreas metropolitanas.