Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 27 (2025); e20333
Palavras-chave:
políticas públicas; turismo; acessibilidade; pessoas com deficiência; Brasil
Resumo: Objetivo – O objetivo principal desta pesquisa foi identificar e classificar as políticas públicas de acessibilidade em turismo no Brasil nos últimos 20 anos, desde a criação do Ministério do Turismo, no ano de 2003.
Desenho/metodologia/abordagem – Foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental da política pública de acessibilidade em turismo. A pesquisa bibliográfica buscou conceitos sobre políticas públicas e sua relação com o turismo, utilizando artigos disponíveis em base de dados científicas. A pesquisa documental analisou os Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022, destacando a implementação de produtos relacionados à inclusão e acessibilidade.
Resultados – Identificação, análises qualitativas e crítica dos principais programas de acessibilidade em turismo implementados no Brasil. Apresentação de quadro-síntese com os principais programas e produtos de acessibilidade em turismo no Brasil e enfatizou a necessidade de envolver a sociedade, incluindo pessoas com deficiência, na formulação de políticas públicas multicêntricas visando a um turismo mais inclusivo e equitativo.
Limitações/implicações da pesquisa – As limitações da pesquisa concentraram-se na multidimensionalidade das políticas públicas em turismo e acessibilidade do Brasil, as quais envolveram diversos contextos, momentos políticos e atores, considerando a sua formulação até a sua implementação.
Implicações práticas – Implicações para os gestores de turismo, pessoas com deficiências usuárias ou não dos espaços de lazer e equipamentos turísticos.
Originalidade/valor – Este artigo contribui para a área de pesquisa do turismo acessível através de uma reflexão crítica da efetividade da política pública atual, buscando indicar parâmetros na elaboração de um documento para gestores públicos e da iniciativa privada na elaboração de futuras políticas públicas e na sua efetiva aplicação.