Resumo: O turismo urbano é um conjunto de práticas turísticas realizadas em cidades que atraem turistas por oferecerem uma cena urbana com diferentes espaços e experiências. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar quais são as imagens de São Paulo propagadas por órgãos de turismo e como estão distribuídas espacialmente no espaço urbano. A pesquisa ganhou consistência teórica-metodológica a partir de um olhar pela chamada 'virada das mobilidades', ao considerar as mobilidades imaginativas como propagadoras de discursos. A metodologia é de abordagem qualitativa e com caráter descritivo-exploratório. Para tanto, foram analisados como a revisão do Plano Diretor Estratégico de 2023 aborda o turismo e as imagens das nove versões do PLATUM (Plano de Turismo Municipal), “SP: Cidade do Mundo” (2017), além do banco de imagens da SETUR (Secretaria de Turismo e Viagens) e do MTUR (Ministério do Turismo). Após analisar a espacialização e em quais categorias as 155 imagens se enquadram, foi constatado que a Avenida Paulista segue sendo o grande ícone de São Paulo, apesar de haver alguma diversidade no imaginário produzido ao longo do anos e na dispersão espacial. Este tipo de trabalho ajuda a entender como as políticas urbanas e turismo participam da produção espacial do turismo, a começar pela projeção de imagens que antecipam e estimulam desejos de experiências in loco.