Publicações de Turismo
Nova busca:        


Mobilidades imaginativas e turismo urbano: uma análise a partir de instrumentos do planejamento de turismo de São Paulo
 
     Mobilidades imaginativas e turismo urbano: uma análise a partir de instrumentos do planejamento de turismo de São Paulo
     Imaginative mobilities and urban tourism: an analysis based on São Paulo tourism planning instruments
     


Autor(es):
Silva do Lago, Andressa
Allis, Thiago


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 14 n. 2 (2024): Volume 14, Número 2, Ano 2024; 64-82

Palavras-chave:
Turismo urbano; Mobilidades imaginativas; Estudos urbanos; São Paulo; Turismo; Mobilidades imaginativas


Resumo: O turismo urbano é um conjunto de práticas turísticas realizadas em cidades que atraem turistas por oferecerem uma cena urbana com diferentes espaços e experiências. Neste contexto, o  objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar quais são as imagens de São Paulo propagadas por órgãos de turismo e como estão distribuídas espacialmente no espaço urbano. A pesquisa ganhou consistência teórica-metodológica a partir de um olhar pela chamada 'virada das mobilidades', ao considerar as mobilidades imaginativas como propagadoras  de discursos. A metodologia é de abordagem qualitativa e com caráter descritivo-exploratório. Para tanto, foram analisados como a revisão do Plano Diretor Estratégico de 2023 aborda o turismo e as imagens das nove versões do PLATUM (Plano de Turismo Municipal), “SP: Cidade do Mundo” (2017), além do banco de imagens da SETUR (Secretaria de Turismo e Viagens) e do MTUR (Ministério do Turismo). Após analisar a espacialização e em quais categorias as 155 imagens se enquadram, foi constatado que a Avenida Paulista segue sendo o grande ícone de São Paulo, apesar de haver alguma diversidade no imaginário produzido ao longo do anos e na dispersão espacial. Este tipo de trabalho ajuda a entender como as políticas urbanas e turismo participam da produção espacial do turismo, a começar pela projeção de imagens que antecipam e estimulam desejos de experiências in loco.