Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 12 n. 3 (2024); 517 - 542
Palavras-chave:
campanha eleitoral; turismo; geopolítica; planos de governo
Resumo: Para um candidato participar das eleições à Presidência da República no Brasil, ele deve, obrigatoriamente, apresentar um plano de Governo com as principais pautas que nortearão um possível mandato. Por consequência, temas não abordados denotam desinteresse por parte da campanha. Com o objetivo de analisar o espaço que o Turismo ocupou na campanha presidencial de 2022, todas as candidaturas foram analisadas e seus candidatos foram inseridos nesse diálogo. Em uma abordagem apartidária, utilizou-se de documentos oficiais da Justiça Eleitoral, combinados com uma revisão narrativa da literatura e a análise das entrevistas com candidatos. Seus resultados apontam para um cenário onde: nem todos os planos contemplam o Turismo; em conversas todos os políticos reforçam a importância do setor; existem falas genéricas sobre a área; não são apresentadas propostas concretas para o setor; e que nenhum plano coloca o turismo em papel de destaque. Diante da importância do Brasil como receptor e emissor de turistas, especialmente no contexto da América Latina onde é o quinto país mais visitado, este estudo mostra-se relevante, inclusive podendo ser replicado em outros países para entender sobre o olhar ao Turismo de postulantes ao cargo do executivo.