Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 18 (2024); 2950
Palavras-chave:
Turismo; Geoprocessamento; Atrativos turísticos; Análise de comentários; Mineração textual; TripAdvisor
Resumo:
Este estudo tem como objetivo compreender segmentos e atrativos turísticos por meio de uma metodologia replicável para outros estados brasileiros, ampliando a compreensão da percepção dos visitantes e facilitando a tomada de decisões por planejadores e gestores de destinos turísticos, assim como dando suporte a elaboração de políticas públicas para o setor. A metodologia se desenvolve por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados textuais, análise textual estatística e análise de redes em um banco de dados qualitativo de avaliação dos visitantes deixados no TripAdvisor. São utilizadas informações resultantes de comentários provenientes de mídia social especializada em turismo com vistas a analisar o discurso dos visitantes sobre os atrativos turísticos do Piauí. Estes foram alcançados a partir do uso de Big Data aplicado aos rastros deixados pelos viajantes no TripAdvisor, a respeito dos atrativos turísticos. O banco de dados qualitativos foi tratado com o uso de softwares livres voltados à análise textual, tratamento dos dados e análise das redes. Conclui-se que, a partir dos resultados é possível compreender a demanda turística no Piauí e propor uma metodologia de análise do discurso associada à análise espacial capaz de fundamentar a gestão de destinos, atrativos e o desenvolvimento de políticas públicas.