Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estudo do Pensamento Social do Rio de Janeiro a partir das Representações Sociais construídas pelos cariocas
 
     Estudo do Pensamento Social do Rio de Janeiro a partir das Representações Sociais construídas pelos cariocas
     Study of the Social Thought of Rio de Janeiro based on the Social Representations constructed by cariocas
     Estudio del Pensamiento Social de Río de Janeiro a partir de las Representaciones Sociales construidas por los cariocas


Autor(es):
Pereira Mendonça, Anderson


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 18 n. 02 (2024): CULTUR, Ano 18 n. 02, Nov (2024)

Palavras-chave:


Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender, através da análise das representações sociais, o pensamento social da população carioca acerca da própria cidade. Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a coleta de dados foi realizada em espaços públicos da Cidade do Rio de Janeiro, contando com a participação de 105 pessoas. Partindo da Teoria das Representações Sociais, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário de evocação livre, tendo como estímulo indutor a palavra “Rio de Janeiro”. Foi pedido aos participantes que escrevessem 5 palavras que viessem à mente e, posteriormente, as hierarquizassem em ordem de importância. Para a produção das análises prototípica e de similitude foi utilizado o Software Iramuteq, sendo possível identificar, segundo a Teoria do Núcleo Central, a estrutura das representações sociais evocadas. Constatou-se que o núcleo central foi constituído pelas seguintes palavras, respectivamente: Praia (67) e Violência (40). Por sua vez, a primeira periferia, pelos termos: Calor (23), Beleza (20), Cristo Redentor (18) e Favela (13). Já os elementos de contraste encontrados foram: Alegria (12), Carnaval ( 9), Sol (8), Casa (7), Educação (4) e Família (4). De modo geral, apesar da riqueza e diversidade de percepções acerca do Rio de Janeiro referentes ao ambiente urbano e o cotidiano que atravessam as pessoas e os grupos sociais, os resultados obtidos expressam que no imaginário social do carioca é predominante uma visão estereotipada da própria cidade. Algo que pode estar intrinsecamente relacionado ao papel do turismo na construção da identidade local.  Palavras Chave:  Rio de Janeiro; Representações sociais; Pensamento social, Estereótipos;