Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise das opiniões dos turistas sobre os serviços de receptivos turísticos do município de Ouro Preto nas plataformas Instagram, Tripadvisor e Google Meu Negócio
 
     Análise das opiniões dos turistas sobre os serviços de receptivos turísticos do município de Ouro Preto nas plataformas Instagram, Tripadvisor e Google Meu Negócio
     Analysis of tourists' opinions about the receptive tourist services in the municipality of Ouro Preto on platforms Instagram, Tripadvisor e Google Meu Negócio
     Análisis de las opiniones de los turistas sobre los servicios de recepción turística en el municipio de Ouro Preto en las plataformas Instagram, Tripadvisor y Google Meu Negócio


Autor(es):
Teixeira, Thalita Stephanie
Carvalho, Ivan Aguiar
Silva, Yara Pereira da
Teixeira, Stéphani dos Santos
Braga, Solano de Souza
Freitas, Lara Brunelle Almeida


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 14, Regular Issue (2024): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Intersecting Global Crises and Tensions between Nations: Charting the Future of the Tourism & Hospitality Industry through Politics, Peace, and Prosperity'

Palavras-chave:
Ouro Preto; Receptivo; Redes sociais; Avaliações


Resumo: A cadeia dos serviços turísticos envolve muitas áreas, podendo ser o grande diferencial competitivo de um município. Ela inclui o setor de receptivo turístico, que envolve um diversificado conjunto de ações e serviços, enfoque deste artigo. O objetivo geral foi analisar as avaliações dos receptivos turísticos de Ouro Preto nas plataformas TripAdvisor e Google Meu Negócio, e o perfil desses empreendimentos no Instagram, a fim de compreender como a presença digital dos mesmos vem se consolidando. A partir disso, esse artigo faz uma análise das percepções dos turistas em relação aos estabelecimentos do município Ouro Preto, Minas Gerais. Utilizou-se como estratégia metodológica a netnografia com tratamento misto das informações coletadas nas plataformas Instagram, TripAdvisor e Google Meu Negócio. Foi possível concluir o baixo uso das plataformas pelas agências de turismo receptivo de Ouro Preto, bem como a necessidade de capacitação dos empresários locais para o uso de tais recursos.