Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 14, Regular Issue (2024): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Intersecting Global Crises and Tensions between Nations: Charting the Future of the Tourism & Hospitality Industry through Politics, Peace, and Prosperity'
Palavras-chave:
Crise; Estratégias de marketing; Desempenho dos negócios
Resumo: O objetivo da investigação foi identificar o impacto das estratégias de marketing implementadas pelas empresas hoteleiras em resposta a crises no desempenho empresarial. Os hotéis de quatro e cinco estrelas das províncias de Antalya e Istambul constituíram o universo da investigação. Os dados foram coletados por meio da técnica de levantamento. Consequentemente, verificou-se que as empresas hoteleiras são afetadas em maior grau pelas crises políticas e econômicas e que as empresas beneficiam mais intensamente das estratégias de marketing destinadas a conquistar clientes e da concorrência contra as crises. Consequentemente, verificou-se que as crises têm um efeito positivo nas estratégias de marketing e um impacto negativo no desempenho empresarial, e que as estratégias de marketing têm um efeito positivo no desempenho empresarial. Considera-se que o presente estudo contribuirá para uma boa avaliação do fato da crise em termos da indústria do turismo e para o efeito positivo das estratégias de marketing corretas das empresas no seu desempenho. O estudo centrou-se nas crises exógenas que afetam as empresas hoteleiras. Em estudos futuros, podem ser investigadas as estratégias de marketing a implementar pelas empresas contra crises endógenas.