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O efeito no desempenho empresarial das estratégias de marketing implementadas contra as crises
 
     O efeito no desempenho empresarial das estratégias de marketing implementadas contra as crises
     The effect on business performance of marketing strategies implemented against the crises
     L’effet des stratégies marketing contre les crises sur la performance des entreprises


Autor(es):
Akka?o?lu, Süleyman
Ulema, ?evki


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 14, Regular Issue (2024): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Intersecting Global Crises and Tensions between Nations: Charting the Future of the Tourism & Hospitality Industry through Politics, Peace, and Prosperity'

Palavras-chave:
Crise; Estratégias de marketing; Desempenho dos negócios


Resumo: O objetivo da investigação foi identificar o impacto das estratégias de marketing implementadas pelas empresas hoteleiras em resposta a crises no desempenho empresarial. Os hotéis de quatro e cinco estrelas das províncias de Antalya e Istambul constituíram o universo da investigação. Os dados foram coletados por meio da técnica de levantamento. Consequentemente, verificou-se que as empresas hoteleiras são afetadas em maior grau pelas crises políticas e econômicas e que as empresas beneficiam mais intensamente das estratégias de marketing destinadas a conquistar clientes e da concorrência contra as crises. Consequentemente, verificou-se que as crises têm um efeito positivo nas estratégias de marketing e um impacto negativo no desempenho empresarial, e que as estratégias de marketing têm um efeito positivo no desempenho empresarial. Considera-se que o presente estudo contribuirá para uma boa avaliação do fato da crise em termos da indústria do turismo e para o efeito positivo das estratégias de marketing corretas das empresas no seu desempenho. O estudo centrou-se nas crises exógenas que afetam as empresas hoteleiras. Em estudos futuros, podem ser investigadas as estratégias de marketing a implementar pelas empresas contra crises endógenas.