Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 18 n. 1 (2024): Jan-Jun; 143-158
Palavras-chave:
Cultura organizacional; Universidade; Universidade pública
Resumo: A investigação da Cultura Organizacional (CO) tem sido uma excelente aliada para compreender como ocorrem os fenômenos organizacionais. O objetivo deste estudo é identificar as características da CO de uma Universidade Pública Federal do Estado do Rio Grande do Sul (RS), à luz de Hofstede (1991). Foi aplicado o questionário de Hofstede (1991) aos servidores que compõem o quadro profissional da unidade de planejamento de obras e estruturas físicas da universidade. Esta pesquisa é de cunho exploratório, possui abordagem quali-quantitativa e se baseia em um estudo de caso. Os resultados indicaram um maior grau de coletivismo na instituição, baixa distância do poder entre os diferentes níveis de status, baixa aversão às incertezas e maior grau de feminilidade. As análises também apontam que todos os participantes se sentem satisfeitos com a sua organização. A compreensão da CO das universidades fornece informações valiosas sobre a percepção dos colaboradores e a influência da CO na satisfação e no desempenho organizacional, o que pode ser entendido como a contribuição acadêmica deste estudo. Já na prática, resultados de estudos desse tipo podem ser aplicados na formulação de estratégias para aprimorar os processos administrados pelas instituições, podendo impactar positivamente a eficácia das equipes de trabalho.