Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 18 n. 1 (2024): Jan-Jun; 109-122
Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino; Rede de apoio; Mulheres
Resumo: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de oito empreendedoras integrantes do Programa de Extensão Era Rede Que Me Faltava, vinculado à UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). O programa conta com projetos vinculados a ele e que buscam proporcionar rede de apoio a mulheres. Neste estudo especificamente, foram selecionadas mulheres empreendedoras participantes do projeto Era Rede Que Me Faltava no Empreendedorismo Feminino. O objetivo da pesquisa foi analisar os impactos da rede de apoio na percepção de mulheres empreendedoras, visto que os múltiplos papéis exercidos pela mulher na sociedade são fonte de sobrecarga e exaustão, pautados pela busca concomitante de realização pessoal e profissional, encontrando conflitos e inúmeros obstáculos a serem superados nesse caminho. A partir da investigação com as empreendedoras, foi possível identificar que uma rede de apoio é uma fonte de suporte e fortalecimento destas profissionais, sendo muitas vezes fundamental para a permanência das mulheres no mercado de trabalho.