Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 18 n. 1 (2024): Jan-Jun; 72-93
Palavras-chave:
Inovação; Serviços de turismo; Revisão bibliométrica
Resumo: A presente pesquisa visa entender o panorama atual da produção científica sobre inovação em serviços turísticos a partir da perspectiva do consumidor turístico. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem mista, baseada em um levantamento do estado da arte da literatura em revistas científicas indexadas na base de dados Scopus, utilizando procedimentos bibliométricos para a análise dos artigos. Os resultados mostram um aumento de mais de 500% nas publicações sobre o assunto, demonstrando que a pesquisa sobre inovação no turismo se desenvolveu rapidamente. Os artigos foram mapeados em 35 revistas científicas internacionais. No que tange às universidades com o maior número de publicações, a Sunway University liderou o ranking com 3 publicações, revelando-se como um núcleo importante para a disseminação do conhecimento relacionado ao tema. Também identificou-se que o interesse pela temática vem crescendo desde 2019, conforme consta a análise das palavras-chave e o diagrama de densidade. Por meio das descobertas foi possível observar que há uma fragilidade dos estudos desenvolvidos, sobretudo na perspectiva dos gerentes e funcionários, mesmo reconhecida a importância para a percepção dos turistas nesse processo de inovação em serviços. Nesse sentido, este estudo contribui para explorar de forma completa e sistemática até que ponto os estudiosos do turismo estão cientes e intencionalmente trabalhando na inovação em serviços de turismo a partir da perspectiva do consumidor.