Publicações de Turismo
Nova busca:        


Caronas colaborativas: percepções sobre os aspectos socioculturais
 
     Caronas colaborativas: percepções sobre os aspectos socioculturais
     Collaborative carriding: Perceptions on sociocultural aspects
     


Autor(es):
Rosa, Ana Claudia
Bobsin, Debora
Gadonski, Jaderson


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 18 n. 1 (2024): Jan-Jun; 54-71

Palavras-chave:
Consumo colaborativo; Caronas; Aspectos socioculturais


Resumo: Inserido no contexto do consumo colaborativo, como lócus desta pesquisa foram escolhidas as caronas colaborativas mediadas por tecnologias. O objetivo deste estudo é relatar as percepções dos aspectos socioculturais - pertencimento, identidade de grupo, experiências culturais e vínculos sociais - no consumo de caronas colaborativas a partir da lente teórica da Consumer Culture Theory (CCT). Com intuito de atender as reflexões e objetivo da pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, com a técnica de análise de conteúdo. Na coleta dos dados, utilizou-se a técnica de entrevistas em profundidade e foram realizadas anotações em diário de campo. Dentre os resultados, uma importante contribuição teórica foi a investigação do consumo, englobando elementos presentes no consumo colaborativo a partir da lente teórica da CCT. Deste modo, foi possível um olhar mais aprofundado dos consumidores, revelando e descrevendo os aspectos socioculturais presentes neste consumo. Diante disso, originaram-se as categorias finais “identidade do grupo e pertencimento; (não) construção de experiências socioculturais e vínculos sociais”.