Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 18 n. 1 (2024): Jan-Jun; 36-53
Palavras-chave:
Indicadores de desempenho; Comportamento beneficente; Eficácia; Efetividade
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como campanhas publicitárias que fornecem informações sobre indicadores de desempenho influenciam o comportamento beneficente de doadores de Organizações da Sociedade Civil. Quanto ao seu objetivo, classificamos este estudo como uma pesquisa de caráter escritivo. Procurou-se descrever diferenças no comportamento beneficente dos doadores efetivos e potenciais. Quanto à abordagem, a pesquisa é de caráter quantitativo. Os métodos quantitativos foram utilizados no experimento desenvolvido nesta pesquisa, a partir de medidas estatísticas, para entender as relações dos indicadores de desempenho com o comportamento de doação dos sujeitos da pesquisa. O resultado da pesquisa apontou que não há diferença na probabilidade de doação para OSCs, atuantes no desenvolvimento local e com foco na sustentabilidade, entre o indicador de desempenho abordado na propaganda apresentada. A forma que se busca o desenvolvimento, a maneira de atuação da sociedade, por meio da academia, do Poder Público, determinam as restrições para seu êxito, e consegue-se verificar as iniciativas do estímulo social de modo contínuo. Porém, observou-se que de maneira geral há uma influência da dimensão de eficácia na disposição de se fazer uma doação para uma organização. Os respondentes que têm a menor renda fazem parte das dimensões de eficiência e eficácia, ou seja, são os tipos de doadores que se preocupam com o processo de execução das atividades das OSCs e com os resultados imediatos delas. E a dimensão de efetividade é a que mais influencia no valor a doar.