Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo
Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 18 n. 1 (2024): Jan-Jun; 21-35
Palavras-chave:
Inovação de serviço; Meios de hospedagem; Fidelização
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a influência da inovação de serviços sobre a fidelização dos hóspedes aos meios de hospedagem. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, valendo-se da estatística descritiva. Os dados foram coletados por meio de survey chegando a uma amostra de 188 respondentes válidos. Para análise dos dados realizou-se uma Análise Fatorial Confirmatória e uma Regressão Linear Múltipla. Foi constatado que as inovações inseridas nestes estabelecimentos foram consideradas criativas e vistas como novas no mercado, contribuindo para o vínculo de fidelização entre hóspede e meio de hospedagem. O estudo também confirmou a hipótese de que a inovação de serviços influencia positivamente na fidelização do hóspede. Na contribuição acadêmica, a pesquisa contribui com a ampliação de estudos no contexto de ações de inovação de serviço como determinantes para fidelização dos hóspedes aos meios de hospedagem. No enfoque das contribuições práticas, o estudo reforça a relevância do investimento em práticas inovadoras nos meios de hospedagem, pois sua inserção associada ao envolvimento do hóspede leva a retenção deste.