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Impacto da Valência, Apelo e Clareza de Avaliações Online no Desempenho Hoteleiro: Estudo de Caso do Brasil
 
     Impacto da Valência, Apelo e Clareza de Avaliações Online no Desempenho Hoteleiro: Estudo de Caso do Brasil
     Impact of Valencia, Appeal and Clarity of Online Reviews on Hotel Performance: Case Study from Brazil
     Impacto de Valencia, atractivo y claridad de las reseñas online en el desempeño hotelero: estudio de caso de Brasil


Autor(es):
Donadio Costa, Gabriel
João Lunkes, Rogério


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 26 (2024); e20244

Palavras-chave:
Avaliações Online; valência; apelo; clareza; desempenho financeiro; desempenho não financeiro; hotéis


Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da valência, apelo e clareza das avaliações online no desempenho (não financeiro e financeiro) de hotéis. Os dados foram coletados de fontes primárias, através de um questionário em hotéis brasileiros, e de fontes secundárias, por meio de web scraping na plataforma digital TripAdvisor. Foram utilizadas redes neurais transformers para análise textual multidimensional de 89.290 avaliações online e, posteriormente, empregou-se a modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para investigar as relações do modelo empírico. Os resultados mostram que a valência (sentimento e rating reputacional) e a clareza (detalhamento e compreensibilidade) das avaliações online estão positivamente associadas ao desempenho não financeiro e que as avaliações online com apelo emocional estão negativamente associadas ao desempenho não financeiro. Verificou-se, ainda, que o desempenho não financeiro afeta positiva e significativamente o desempenho financeiro dos hotéis