Fonte: Ateliê do Turismo; v. 8 n. 1 (2024): jan-dez; 25 - 47
Palavras-chave:
Protagonismo Feminino; Turismo de Base Comunitária; Empreendedorismo Feminino; Afroturismo; Furnas do Dionísio / MS
Resumo: A crescente demanda por experiências turísticas autênticas e pela conexão com comunidades tradicionais tem impulsionado o Turismo de Base Comunitária (TBC). Comunidades quilombolas têm adotado essa perspectiva, gerando impactos sociais positivos e inovadores. Nesse contexto, a luta das mulheres negras por pertencimento, territorialidade e identidade étnica se entrelaçam com a trajetória das comunidades quilombolas, levantando a questão do protagonismo feminino no empreendedorismo quilombola, especialmente no âmbito do TBC.
A partir desse pressuposto, o objetivo desta pesquisa foi entender o protagonismo das mulheres no empreendedorismo quilombola e no turismo comunitário em Furnas do Dionísio/MS, caracterizando o perfil das empreendedoras, os empreendimentos e sua contribuição para o turismo local. Para isso, foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e exploratória, e a pesquisa de campo envolveu entrevistas semiestruturadas com empreendedoras do TBC e observação assistemática. A análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), foi utilizada para categorizar e interpretar os dados coletados. Os resultados indicam que, além do protagonismo feminino, fatores sustentáveis relacionados ao turismo responsável, à preservação dos territórios e à valorização cultural desempenham papéis fundamentais.