Resumo: Discussões envolvendo a temática do comportamento sustentável em viagens em todo o mundo, têm focado nos padrões de consumo da sociedade como uma das principais causas dos problemas socioambientais, inclusive nas atividades de turismo. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar antecedentes do comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza no Brasil. Através de uma metodologia quantitativa e descritiva, buscou-se investigar as relações entre as variáveis que compõe os construtos teóricos do consumo sustentável em viagens de destinos de natureza no Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de survey com 313 turistas e as respostas tratadas por análises multivariadas de dados. Os resultados mostram que os três construtos analisados (perspectiva de tempo, capital cultural e orientação para o consumo sustentável) apresentam influência positiva no consumo sustentável em viagens de turismo. Estes resultados podem contribuir para o processo decisório gerencial tanto no setor público quanto no setor privado, ajudando a estabelecer um planejamento e estratégias de marketing para o desenvolvimento dos destinos turísticos, assim como, orientar o comportamento sustentável do consumidor em viagens de turismo de natureza.