Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 27 n. 3 (2024): setembro; 1-22
Palavras-chave:
Consumo; Identidade social; Marketing esportivo
Resumo: Este artigo trata sobre como se dá o ritual de um torcedor entusiasta por um time de futebol assistir um jogo do seu time pela televisão. Considerando este aspecto, o referencial teórico é composto pelos conceitos de comportamento do consumidor, identidade social e consumo simbólico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade e duas rodadas de observação com 16 torcedores entusiastas de futebol. Os resultados obtidos mostraram que assistir um jogo do seu time pela televisão segue um ritual, com etapas antes, durante e após o jogo. Além disso, foi possível verificar a relação dos torcedores com as marcas que patrocinam seus times. Essa relação oferece a oportunidade de pertencimento e associação a um determinado grupo, influenciando em seu processo identitário.