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Os atributos da hospitalidade em restaurantes de hotéis e suas relações com a sustentabilidade social
 
     Os atributos da hospitalidade em restaurantes de hotéis e suas relações com a sustentabilidade social
     Hospitality attributes in hotel restaurants and their relationships with social sustainability
     Los atributos de la hospitalidad en la restauración hotelera y su relación con la sostenibilidad social


Autor(es):
Gama, Nathalia
Margutti, Auhana
Wada, Elizabeth
Marques, Roseane


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
hospitalidade; ESG; responsabilidade social; restaurantes de hotéis; Environmental, Social and Governance


Resumo: As relações humanas e as rotinas de trabalho vêm sofrendo rápidas transformações, assim como os comportamentos de consumo, lazer e viagens. Com a velocidade com que as mudanças ocorrem, é possível observar a necessidade de uma visão mais sustentável a fim de que haja um olhar cuidadoso para as questões ambientais, sociais e de governança (ESG). No setor de turismo e hotelaria, há uma crescente preocupação das redes hoteleiras nos aspectos ESG, com um foco especial na temática social, que engloba treinamentos para os funcionários, diversidade e inclusão, práticas de segurança, entre outras, sendo este o enfoque desta pesquisa. Nesse contexto, os atributos que compõem a hospitalidade, tanto na visão em relação ao hóspede quanto aos funcionários, se destacam em diversos locais, como em restaurantes de hotéis, e podem ser considerados um diferencial ao favorecer as interações humanas, em uma relação de cordialidade e acolhimento. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é identificar os atributos de hospitalidade e práticas de sustentabilidade em restaurantes de hotéis. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas duas pesquisas qualitativas: a primeira, por meio de entrevistas semiestruturadas, coletadas durante o mês de novembro de 2021, com hóspedes de hotéis localizados no Brasil; em seguida, fez-se a análise documental dos manuais de ESG de duas redes hoteleiras. Os resultados mostraram que os hotéis adotam práticas de sustentabilidade social por meio do cuidado com a privacidade e segurança do cliente, além do treinamento e cuidado com os funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho seguro.