Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Relação de Causa e Efeito na Influência do Desempenho sobre o Turismo no Nordeste Brasileiro: uma análise multidimensional dos hotéis da “Rota das Emoções”
 
     A Relação de Causa e Efeito na Influência do Desempenho sobre o Turismo no Nordeste Brasileiro: uma análise multidimensional dos hotéis da “Rota das Emoções”
     The Cause and Effect Relationship in the Influence of Performance on Tourism in the Brazilian Northeast: a multidimensional analysis of hotels on the “Route of Emotions”
     La Relación Causa-efecto en la Influencia del Rendimiento sobre el Turismo en el Nordeste Brasileño: un análisis multidimensional de los hoteles de la “Ruta de las Emociones”


Autor(es):
Ribeiro, Rogeane Morais
Marinho, Sidnei Vieira


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 26 (2024); e19989

Palavras-chave:
Tomada de decisão; Desempenho Multidimensional; Capacidades Turísticas; Avaliação de desempenho


Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os efeitos das capacidades turísticas no desempenho dos hotéis na Rota das Emoções, que interliga três estados brasileiros e busca expandir o turismo no Nordeste. As Unidades de Tomada de Decisão (DMUs), conhecidas como Rota das Emoções, abrangem 14 cidades nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, com 310 estabelecimentos de hospedagem. Os dados foram coletados utilizando os softwares SPSS e The Qualitative Data Analysis and Research Software. Os resultados indicam que as capacidades do turismo têm implicações positivas e significativas para o desempenho dos hotéis, mostrando uma diferença de desempenho, de acordo com o tamanho do hotel. A correlação entre a capacidade e o desempenho do turismo é significativa, independentemente do tamanho do hotel. O número adotado de respondentes foi pequeno com relação à complexidade dos construtos estudados e contribuição que esses resultados têm para a literatura. A implantação de ações estratégicas eleva os efeitos organizacionais, mas exige dos tomadores de decisão a capacidade de enxergar amplamente os ambientes onde estão inseridos, incorporando nas decisões estratégicas a multidimensionalidade. Esta pesquisa contribui para a literatura de desempenho multidimensional e capacidades turísticas, por sua explícita e relevante colaboração para estudiosos em analisar os efeitos das capacidades turísticas no desempenho multidimensional dos hotéis.