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A percepção de sustentabilidade do hóspede afeta a advocacia do consumidor na hotelaria?
 
     A percepção de sustentabilidade do hóspede afeta a advocacia do consumidor na hotelaria?
     Does guest perception of sustainability affect consumer advocacy in hospitality?
     ¿La percepción de los huéspedes sobre la sostenibilidad afecta la defensa del consumidor en el sector hotelero?


Autor(es):
Pereira, Lucimari Acosta
Frio, Ricardo Saraiva
Pereira, Melise de Lima
Santos, Thayele Oliveira dos


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 18 (2024); 2969

Palavras-chave:
Advocacia do consumidor; Percepção de sustentabilidade; Atitude sustentável; Preocupação ambiental; Comportamento cidadão


Resumo: A literatura acadêmica apresenta carência de estudos de sustentabilidade das empresas e advocacia do consumidor no setor do turismo. Na última década, os investigadores do turismo integraram a teoria do comportamento, explicando a inconsistência intenção-comportamento a partir de diferentes ângulos teóricos. Neste sentido, esta investigação realiza uma análise sobre como a percepção de sustentabilidade no setor hoteleiro afeta a advocacia do consumidor. Além disso, o artigo explora a importância da atitude sustentável dos consumidores e sua preocupação ambiental como moderadoras dessa relação. A cidadania do consumidor é utilizada como teoria de base, pois indica que o consumidor se envolve em comportamentos voluntários à organização (por exemplo, boca a boca e advocacia). Realizou-se uma pesquisa quantitativa para testar as três hipóteses; o questionário foi composto por 34 itens validados na literatura, no contexto de experiência com hotéis e a técnica de modelagem de equações estruturais baseada na variância foi utilizada para análise dos resultados. Os dados foram coletados entre junho e agosto de 2023. A amostra final foi de 104 consumidores. Identificou-se que a advocacia do consumidor é explicada pela percepção de sustentabilidade, todavia, a atitude sustentável e preocupação ambiental não moderam a relação. A sustentabilidade praticada pela empresa gera saídas positivas ao consumidor, ampliando o entendimento sobre os determinantes da advocacia do consumidor, contribuindo ao entendimento do comportamento cidadão do cliente.