Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
Fonte: Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade; v. 16 n. 3 (2024): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
Palavras-chave:
Turismo Rural; Acessibilidade; Experiências do Brasil Rural; Brasil; Pesquisa Avaliação
Resumo: O turismo acessível é um direito humano, indicado como direito civil e político pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006. Destarte, ainda é uma realidade distante para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sejam elas permanentes ou temporárias. No contexto do Turismo Rural, essa questão se torna ainda mais desafiadora, pois as áreas rurais muitas vezes apresentam terrenos irregulares e infraestrutura limitada. Além das questões técnicas, essas adaptações inclusivas promovem a hospitalidade no ambiente rural, visto que fornecem a acolhida irrestrita, garantindo a autonomia e a independência necessárias para os deslocamentos e práticas que envolvem a atividade turística. Pelo exposto, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de anfitriões em roteiros turísticos no meio rural quanto à acessibilidade de seus empreendimentos. Para isso, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória. Foi realizada uma pesquisa avaliação por meio de questionários aplicados virtualmente para 238 representantes de empreendimentos turísticos e agricultores familiares, participantes do projeto Experiências do Brasil Rural, de abrangência nacional. Os resultados indicam uma preocupação com a acessibilidade dos empreendimentos e abertura a realizar adaptações para melhorar a infraestrutura, por parte dos empreendedores e agricultores. No entanto, ainda há necessidade de mais investimentos nessa área, especialmente na disponibilidade de materiais de divulgação e capacitação, bem como no atendimento aos diferentes tipos de deficiências e mobilidades reduzidas. A pesquisa avaliação se mostrou uma contribuição metodológica valiosa para gerar reflexão nos participantes sobre seus próprios empreendimentos, podendo suscitar mudanças na estrutura e promover um turismo mais inclusivo.