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Vinho e comensalidade:: um estudo com membros da Geração Z
 
     Vinho e comensalidade:: um estudo com membros da Geração Z
     Wine and commensality: a study with members of Generation Z
     


Autor(es):
Teixeira, Renan Pedroso
Ferro, Rafael Cunha


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade; v. 16 n. 3 (2024): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Comensalidade; Consumo; Vinho; Geração Z


Resumo: Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida. Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.