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Inclusão no ensino superior: processo, barreiras e ações em um curso de Turismo
 
     Inclusão no ensino superior: processo, barreiras e ações em um curso de Turismo
     
     


Autor(es):
Heleno, Camila Teixeira
Gaiad, Thais Peixoto
Goularte, Lisandra Machado
Figueiredo, Ana Flávia Andrade de


Periódico: Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho

Fonte: Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios descoloniais e Trabalho; v. 2 n. 1 (2024): REVISPATTTUR #2; 143-158

Palavras-chave:
inclusão; barreiras à inclusão; educação inclusiva; ensino superior; turismo


Resumo: Ainda que a inclusão no ensino superior tenha caminhado nas últimas décadas há ainda muito que se desenvolver em sua efetivação. O objetivo é relatar a experiência de inclusão de um discente com paralisia cerebral em um curso de turismo de uma universidade pública brasileira. Foi mobilizada uma equipe de trabalho com docentes e discentes do curso de Turismo e de Fisioterapia, além do apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da instituição e da direção da unidade acadêmica para promoção da inclusão do discente. Foram realizadas reuniões, monitoria especial de acompanhamento à pessoa com deficiência e palestras de sensibilização junto à comunidade acadêmica sobre a temática. Houve remoção de barreiras à inclusão, como algumas barreiras à acessibilidade relacionadas ao ônibus, barreiras atitudinais docentes e em relação ao prazo de integralização do curso. Outras barreiras tiveram resolução parcial, como barreiras à acessibilidade relacionadas a realização de visitas técnicas, arquitetônicas (mobiliário), à comunicação e atitudinais discentes. No entanto, algumas barreiras permanecem não resolvidas, como acesso a outro espaço de aulas do curso e os possíveis obstáculos enfrentados devido às características da paralisia cerebral. Contatamos a superação e/ou minimização de barreiras indicando que houve avanços no processo de inclusão.