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RELAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS PRIVADAS COM A COMUNIDADE LOCAL: ESTUDO DE CASO DO “KIALL RESTAURANTE E POUSADA”.
 
     RELAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS PRIVADAS COM A COMUNIDADE LOCAL: ESTUDO DE CASO DO “KIALL RESTAURANTE E POUSADA”.
     
     


Autor(es):
Beatriz Cristina Lima de Oliveira
Maria Heloisa Souza Nascimento
Juliana Azevedo Hamoy


Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo

Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 3 n. 1 (2024): Turismo em rede: a colaboração científica e mercadológica em foco; 463-471

Palavras-chave:
Turismo. Impacto. Comunidade. Social.


Resumo: A relação entre turismo, empreendimentos turísticos e sustentabilidade devem estar diretamente interligados para que haja a conservação ambiental, e sempre na tentativa de minimizar os impactos negativos da sua atividade, considerando que eles influenciam diretamente em uma dinâmica social, ecológica, econômica e de bem-estar da comunidade em que a atividade turística está inserida. É importante entender como estas relações entre o empreendimento e comunidade autóctone se caracterizam a fim de desenvolver o turismo e seus respectivos impactos. Deste modo, utilizando embasamento teórico, pesquisas bibliográficas e documental que abordam impactos socioambientais e a abordagem quali-quanti a partir de coleta de dados in loco, objetivou-se pelas autoras compreender qual a percepção da comunidade em relação aos estabelecimentos turísticos. Em específico para esta pesquisa, foi observada a relação dos moradores da Vila dos Pescadores, no município de Bragança/Pará, mais precisamente dentro dos limites estabelecidos da RESEX-Mar Caeté-Taperaçu, com as atividades exercidas pelo estabelecimento “Kiall Restaurante e Pousada”, ambos localizados em uma área protegida da Amazônia, no estado do Pará. Tendo como um dos principais resultados a identificação de grau positivo para a relação entre empreendedor e comunidade pesqueira.