Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 3 n. 1 (2024): Turismo em rede: a colaboração científica e mercadológica em foco; 59-76
Palavras-chave:
Podcast; turismo; educação; covid-19
Resumo: O uso de tecnologias como suporte para educação não é algo. Com a pandemia houve crescimento no uso de tecnologias como suporte na educação, tornando-se relevante investigar sua real contribuição. O objetivo principal é analisar o Podcast como ferramenta de apoio no ensino de turismo. Busca-se caracterizar os podcast de turismo, compreender o perfil de consumidores deste tipo de produto no público acadêmico e mensurar seu impacto como ferramenta de apoio ao turismo. O estudo parte de uma revisão exploratória de literatura e um mapeamento e caracterização de podcast relacionados a turismo e educação. Foram analisados 34 podcast. São programas criados a partir da pandemia, com frequência diversa (tem semanal, quinzenal, mensal e irregular), de várias regiões do país. Eles abordam temas diversos tais desde mercado, academia, inovações, etc. Considerando os dados coletados e analisados considera-se o podcast uma importante ferramenta no apoio ao ensino.