Avaliação da qualidade dos serviços ofertados por nove hostels da América Latina: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes na plataforma Tripadvisor
Avaliação da qualidade dos serviços ofertados por nove hostels da América Latina: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes na plataforma Tripadvisor
Evaluación de la calidad de los servicios ofrecidos por nueve hostels en América Latina: análisis de contenidos generados por los huéspedes en la plataforma Tripadvisor
Fonte: El Periplo Sustentable; Núm. 47 (2024): Número cuarenta y siete; 117 - 134
Palavras-chave:
Resumo: O turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico da América Latina, impulsionando o setor terciário e contribuindo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região. A hotelaria é um ramo que lida constantemente com pessoas distintas, dentro desse contexto, instituir condições de atendimento que atendam aos consumidores de forma eficiente tem sido o desafio a ser vencido. Considerando o aumento da popularidade dos hostels como opções de acomodação, o objetivo deste trabalho foi averiguar a percepção de hóspedes sobre o nível de qualidade dos serviços ofertados por nove hostels com as melhores avaliações nas três cidades da América Latina-São Paulo, Cidade do México e Buenos Aires. Este estudo adotou uma pesquisa documental para coletar, compreender e analisar dados primários de Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) na plataforma digital TripAdvisor. Foram identificados os quatro critérios: atendimento, custo-benefício, limpeza e localização, que impactam diretamente na satisfação dos hóspedes dos hostels analisados: a localização, a limpeza, o atendimento e o custo-benefício, levando à conclusão de que os hóspedes reconhecem tais critérios ao avaliar um estabelecimento. Tais avaliações disponíveis hoje em websites são úteis tanto para possíveis visitantes quanto para os gestores, que podem usar essas avaliações para alcançar altos níveis de satisfação do hóspede. Dessa forma, é possível buscar soluções para atender às expectativas dos hóspedes e garantir sua satisfação. No contexto dos hostels, a gestão operacional se mostra relevante para uma melhor eficiência das entregas dos serviços. Se puede concluir que los nueve hostales estudiados sirven como modelos de emprendimiento hotelero a seguir por empresarios, directivos, organismos de promoción turística y académicos.