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Entre temperos, sabores e pertencimentos: compreendendo as experiências de consumo no polo gastronômico regional da feira de Caruaru
 
     Entre temperos, sabores e pertencimentos: compreendendo as experiências de consumo no polo gastronômico regional da feira de Caruaru
     
     


Autor(es):
Marques, Karina
ISABELLE DOS SANTOS, Susane
MARIA DE OLIVEIRA , Adriana
JESSICA DE BRITO SILVA, MARIANNY
CESAR TAVARES CAVALCANTI, RODRIGO


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Consumo gastronômico; Comportamento de Consumo; Marketing Experiencial; fenomenologia


Resumo: A feira de Caruaru, localizada no Agreste pernambucano, abriga práticas culturais coletivas e fortalece relações e trocas comerciais locais a ponto de ser um motor turístico de desenvolvimento econômico e social da cidade, sendo considerada também patrimônio cultural do Brasil. Ao utilizá-la como lócus de pesquisa, este artigo objetivou compreender as experiências do consumo gastronômico regional à luz dos módulos experienciais descritos por Schmitt (2011). Os procedimentos metodológicos foram conduzidos conforme Interpretative Phenomenological Analysis (IPA), de modo que o corpus do estudo foi formado por textos oriundos de entrevistas realizadas com consumidores do polo gastronômico da feira de Caruaru. Os resultados evidenciaram três temas emergentes e estruturantes nessa experiência gastronômica: sabor regional, pertencimento e interação. Ao tangibilizar correlações dos comportamentos dos consumidores encontrados nas experiências mais significativas, os temas emergentes foram descritos enquanto mecanismos pautados nos módulos de sentidos, sentimentos, ações, pensamentos e relatos do marketing experiencial, oferecendo em resultado uma vivência autêntica, típica, diversa, variada e tradicionalmente diferenciada. O estudo contribui teoricamente ao utilizar a IPA enquanto procedimento de interpretação holística e processual da experiência ligada à cultura gastronômica, bem como inova ao ofertar um mapa das experiências na visão do consumidor em análise a partir dos módulos experienciais.