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O Projeto Orla como estratégia de posicionamento para um destino turístico costeiro
 
     O Projeto Orla como estratégia de posicionamento para um destino turístico costeiro
     The Orla Project as a positioning strategy for a coastal tourist destinatio
     


Autor(es):
Dantas Alves Albuquerque, Wilisvete
Fernandes Ferreira, Lissa Valéria
Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Islaine Cristiane


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Projeto Orla; Marketing turístico; Planejamento; Rio Grande do Norte


Resumo: Este estudo analisa a importância do Projeto Orla no marketing turístico e na promoção de Natal, no Rio Grande do Norte (RN). Foi realizado um estudo aprofundado sobre o gerenciamento e ordenamento da orla, com destaque para a praia de Ponta Negra/RN, um atrativo turístico relevante na categoria 'sol e praia'. O estudo é qualitativo, intencional, exploratório e descritivo. Foram conduzidas entrevistas com gestores públicos ligados ao comitê gestor do Projeto Orla. Como resultado, verificou-se que o marketing desempenha um papel crucial na melhoria dos serviços, aumentando a credibilidade junto à população, que espera resultados de excelência dos serviços públicos. Isso reforça o relevante papel do marketing na administração pública, por meio da interação entre os atores envolvidos, visando ao aprimoramento do desempenho dos serviços e à satisfação tanto da população quanto dos turistas. Conclui-se que é importante envolver e valorizar a população local, impulsionando a economia e gerando negócios, investimentos, empregos, renda e oportunidades para os moradores, sempre com respeito e preservação dos atrativos naturais. Este trabalho valida o papel relevante e influente do Projeto Orla no marketing turístico e na gestão pública da orla. Para estudos futuros, sugere-se investigar a implementação e atuação do comitê gestor municipal, bem como a responsabilidade dos setores envolvidos, visando à melhoria contínua da qualidade das estruturas e dos serviços, o que se refletirá no turismo e na qualidade de vida dos residentes.