Publicações de Turismo
Nova busca:        


Percepções dos hóspedes de Airbnb pós-experiência: indicadores e variáveis que compõem a satisfação
 
     Percepções dos hóspedes de Airbnb pós-experiência: indicadores e variáveis que compõem a satisfação
     
     


Autor(es):
Mafra, Kennedy Kaufummam Costa
Scrivano, Pedro
Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Mafra, Kennedy Kaufummam Costa
Scrivano, Pedro
Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Mafra, Kennedy Kaufummam Costa
Scrivano, Pedro
Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 34 (2023): fluxo contínuo de publicação; 258-277

Palavras-chave:
Marketing turístico; Comportamento do consumidor em turismo; Satisfação do consumidor; Economia compartilhada


Resumo: Com o avanço da tecnologia, várias empresas surgiram e as tradicionais tiveram que se adaptar à era digital, transformando-se em negócios digitais. O Airbnb, uma empresa do ramo de hotelaria, surgiu em 2007 e rapidamente se tornou ativo na esfera turística, mudando e inovando a forma de viajar. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os elementos que compõem a satisfação dos consumidores do Airbnb, com a proposta de desenvolver um modelo para entender e avaliar essa satisfação. Os métodos empregados consistem em uma pesquisa qualitativa e quantitativa de natureza exploratória-descritiva, utilizando o software Iramuteq para analisar o corpus textual extraído do site do Airbnb. Foram coletados um total de 242 comentários dos anos de 2021 a 2023, em hospedagens localizadas em São Paulo (84), Gramado (106) e Pipa (52), que obedeciam aos critérios estabelecidos. Os resultados indicam elementos composicionais da experiência do consumidor, incluindo custos, qualidade da hospedagem e comunicação com o anfitrião, além da importância da correspondência entre o que é anunciado e o que é experienciado pelo turista. Cientificamente, a proposta de um modelo para aferir a satisfação no Airbnb pode beneficiar pesquisas futuras. Socialmente, acredita-se que a pesquisa contribua para o desenvolvimento socioeconômico do país, continuando os estudos na linha de comportamento de consumo.