Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 34 (2023): fluxo contínuo de publicação; 258-277
Palavras-chave:
Marketing turístico; Comportamento do consumidor em turismo; Satisfação do consumidor; Economia compartilhada
Resumo: Com o avanço da tecnologia, várias empresas surgiram e as tradicionais tiveram que se adaptar à era digital, transformando-se em negócios digitais. O Airbnb, uma empresa do ramo de hotelaria, surgiu em 2007 e rapidamente se tornou ativo na esfera turística, mudando e inovando a forma de viajar. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os elementos que compõem a satisfação dos consumidores do Airbnb, com a proposta de desenvolver um modelo para entender e avaliar essa satisfação. Os métodos empregados consistem em uma pesquisa qualitativa e quantitativa de natureza exploratória-descritiva, utilizando o software Iramuteq para analisar o corpus textual extraído do site do Airbnb. Foram coletados um total de 242 comentários dos anos de 2021 a 2023, em hospedagens localizadas em São Paulo (84), Gramado (106) e Pipa (52), que obedeciam aos critérios estabelecidos. Os resultados indicam elementos composicionais da experiência do consumidor, incluindo custos, qualidade da hospedagem e comunicação com o anfitrião, além da importância da correspondência entre o que é anunciado e o que é experienciado pelo turista. Cientificamente, a proposta de um modelo para aferir a satisfação no Airbnb pode beneficiar pesquisas futuras. Socialmente, acredita-se que a pesquisa contribua para o desenvolvimento socioeconômico do país, continuando os estudos na linha de comportamento de consumo.