Publicações de Turismo
Nova busca:        


Impacto do título de “Cidade Criativa da Gastronomia” para a marca de Florianópolis, Brasil
 
     Impacto do título de “Cidade Criativa da Gastronomia” para a marca de Florianópolis, Brasil
     
     


Autor(es):
Matos, Andreza de
Limberger, Pablo Flôres
Arnhold Junior, Marcos
Krause, Rodolfo Wendhausen
Matos, Andreza de
Limberger, Pablo Flôres
Arnhold Junior, Marcos
Krause, Rodolfo Wendhausen
Matos, Andreza de
Limberger, Pablo Flôres
Arnhold Junior, Marcos
Krause, Rodolfo Wendhausen


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 35 (2024): fluxo contínuo de publicação; 16-37

Palavras-chave:
Cidades Criativas; Turismo; UNESCO; Gastronomia; Florianópolis; Turismo; Gastronomia; Cidades Criativas; UNESCO


Resumo: O conceito da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) tem sido foco de algumas investigações e surge com a missão de desenvolver a cultura e a criatividade para o desenvolvimento sustentável, estando esta constantemente relacionada ao aperfeiçoamento da imagem e da marca das cidades. Fazer parte da Rede permite às cidades obterem vantagens competitivas e associações benéficas para o destino. A gastronomia, por sua vez, contribui para a valorização da cultura local, um fator determinante e possibilitador para o turismo. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a importância do título “Cidade Criativa da Gastronomia”, chancelado pela UNESCO, para o turismo na cidade de Florianópolis na percepção das entidades envolvidas com a obtenção do título. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza básica com objetivo exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e documental e as entrevistas foram realizadas a partir de perguntas semiestruturadas com representantes de entidades do Grupo Gestor de Florianópolis. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e observou-se que a gastronomia constitui um ativo econômico, motivacional e de atração turística relevante, beneficiando o desenvolvimento de toda região e consolidando a importância da marca para o destino.