Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 35 (2024): fluxo contínuo de publicação; 16-37
Palavras-chave:
Cidades Criativas; Turismo; UNESCO; Gastronomia; Florianópolis; Turismo; Gastronomia; Cidades Criativas; UNESCO
Resumo: O conceito da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) tem sido foco de algumas investigações e surge com a missão de desenvolver a cultura e a criatividade para o desenvolvimento sustentável, estando esta constantemente relacionada ao aperfeiçoamento da imagem e da marca das cidades. Fazer parte da Rede permite às cidades obterem vantagens competitivas e associações benéficas para o destino. A gastronomia, por sua vez, contribui para a valorização da cultura local, um fator determinante e possibilitador para o turismo. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a importância do título “Cidade Criativa da Gastronomia”, chancelado pela UNESCO, para o turismo na cidade de Florianópolis na percepção das entidades envolvidas com a obtenção do título. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza básica com objetivo exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e documental e as entrevistas foram realizadas a partir de perguntas semiestruturadas com representantes de entidades do Grupo Gestor de Florianópolis. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e observou-se que a gastronomia constitui um ativo econômico, motivacional e de atração turística relevante, beneficiando o desenvolvimento de toda região e consolidando a importância da marca para o destino.