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PERCEPÇÕES DE VISITANTES E EMPRESÁRIOS LOCAIS SOBRE OS MOTIVOS DE VISITAÇÃO AO POLO MOVELEIRO DE GRAVATÁ, PERNAMBUCO
 
     PERCEPÇÕES DE VISITANTES E EMPRESÁRIOS LOCAIS SOBRE OS MOTIVOS DE VISITAÇÃO AO POLO MOVELEIRO DE GRAVATÁ, PERNAMBUCO
     Perceptions of visitors and local business owners on reasons for visiting the Furniture Hub in Gravatá, Pernambuco
     


Autor(es):
Souza Júnior, Eraldo Gomes de
Valença, Sandro
Santana, Poliana Nunes de
Soares, Italo Cavalcante da Silva


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 6, n. 13, jan./jun. 2024

Palavras-chave:
Turismo; Atrativo turístico; Percepção; Visitação turística; Polo Moveleiro de Gravatá


Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar o Polo Moveleiro de Gravatá (PMG), Pernambuco, enquanto atrativo turístico, à luz da percepção de dois grupos de sujeitos: visitantes e empresários locais. Buscou-se identificar os principais motivos que levam as pessoas a visitarem-no, sua capacidade de fidelização e, ainda, problemas recorrentes e possibilidades de aperfeiçoamentos. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas semiestruturadas e observações diretas com os sujeitos. Os dados e informações coletados foram transcritos; depois, codificados e categorizados por meio da análise qualitativa básica. Em síntese, os resultados indicaram que as principais motivações para a visitação do Polo referem-se ao desejo de conhecer o atrativo e/ou de fazer compras. Além disso, as pessoas costumam retornar com relativa frequência, logo, observa-se que o PMG possui capacidade de fidelização de visitantes. Por termo, dentre os problemas e possibilidades de aperfeiçoamentos, apontaram-se carências infraestruturais, com destaque para aquelas ligadas a aspectos de acessibilidade.