Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 6, n. 13, jan./jun. 2024
Palavras-chave:
Turismo; Atrativo turístico; Percepção; Visitação turística; Polo Moveleiro de Gravatá
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar o Polo Moveleiro de Gravatá (PMG), Pernambuco, enquanto atrativo turístico, à luz da percepção de dois grupos de sujeitos: visitantes e empresários locais. Buscou-se identificar os principais motivos que levam as pessoas a visitarem-no, sua capacidade de fidelização e, ainda, problemas recorrentes e possibilidades de aperfeiçoamentos. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas semiestruturadas e observações diretas com os sujeitos. Os dados e informações coletados foram transcritos; depois, codificados e categorizados por meio da análise qualitativa básica. Em síntese, os resultados indicaram que as principais motivações para a visitação do Polo referem-se ao desejo de conhecer o atrativo e/ou de fazer compras. Além disso, as pessoas costumam retornar com relativa frequência, logo, observa-se que o PMG possui capacidade de fidelização de visitantes. Por termo, dentre os problemas e possibilidades de aperfeiçoamentos, apontaram-se carências infraestruturais, com destaque para aquelas ligadas a aspectos de acessibilidade.